Fernando Queiroga, atual presidente da Câmara de Boticas, no distrito de Vila Real, é candidato pelo PSD ao terceiro mandato e pretende “continuar a melhorar as condições de vida da população”, captar investimento e fixar mais pessoas no concelho.

“Temos que conseguir captar investimento para a nossa terra e saber aproveitar todos os financiamentos e as novas oportunidades que temos pela frente, como o Portugal 2030 e a tão propalada ‘bazuca’ do Plano de Recuperação e Resiliência, entre outros. Estes novos instrumentos financeiros devem ser aproveitados para gerar verdadeiras mais-valias económicas para a região”, apontou Fernando Queiroga.

O social-democrata, de 52 anos, lidera os destinos de Boticas desde 2013 e destacou que com a captação de investimento o objetivo é que este se traduza “num incremento da qualidade de vida da população e investimentos que fiquem para o futuro, contribuindo de uma forma positiva para a coesão territorial”.

Fernando Queiroga apontou que esta é “uma tarefa difícil” que obriga “a remar contra a maré” mas considera ser “de elementar justiça que, de uma vez por todas, o interior do país seja beneficiado com medidas de discriminação positiva”.

“Porque nestas regiões vivem pessoas que gostam da sua terra, que querem viver na sua terra e que querem criar aqui os seus filhos e netos. Os nossos principais desafios passarão, obviamente, por continuar a alavancar a economia local, incentivando a instalação de empresas e criando postos de trabalho, pois só assim podemos fixar as pessoas neste território”, salientou.

Fernando Queiroga defendeu também que após oito anos de liderança, o caminho percorrido “começa agora a dar frutos” e merece “o reconhecimento de muitas entidades independentes, que colocam o município de Boticas na primeira linha entre aqueles que mais apoiam a sua população”.

“É este o caminho que queremos continuar a seguir, na certeza de que a maior riqueza do concelho de Boticas são as pessoas. Queremos contrariar um pouco a ideia de sermos uma região de baixa densidade e ‘geograficamente deprimida’, como já foi apelidada”, realçou.

O social-democrata garantiu ainda que parte para o novo desafio com “a mesma dedicação e motivação de sempre” e irá procurar manter “uma gestão aberta, de proximidade e de permanente diálogo, muito direcionada para o apoio aos idosos, à educação, ao desenvolvimento e à dinâmica económica, à criação de emprego, à valorização da agricultura e dos produtos tradicionais e à promoção do turismo”.

Com um segundo mandato marcado pela pandemia de covid-19, Fernando Queiroga sublinhou que o seu executivo “não deixou ninguém para trás.

“Estivemos sempre atentos às necessidades, quer levando a casa das pessoas alguns géneros alimentares ou medicamentos, quer transportando as pessoas para o Centro de Saúde, tanto para a realização de testes à covid-19, como para as vacinas ou outros cuidados de saúde que fossem necessários. Estivemos sempre atentos e um passo à frente e por isso é que o primeiro caso positivo em Boticas só apareceu em finais de setembro do ano passado”, referiu.

A Câmara de Boticas é liderada desde 1976 pelo PSD, que em 2017 conquistou os cinco mandatos.

Além de Fernando Queiroga, concorrem à Câmara de Boticas o independente Xavier Barreto, José Miguel Fernandes, pela CDU e Maria João Rodrigues pelo Chega.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

 



PARTILHAR:

Isabelle Furtado dá concerto em Sanfins do Douro

Conheça todos os candidatos de Trás-os-Montes