Faleceu na quinta-feira passada, o Comendador José Augusto Rebelo, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas Gerais, Vice-presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil e grande incentivador das atividades associativas luso-brasileiras.

A repercussão nas nove câmaras portuguesas de comércio no Brasil, e outras câmaras portuguesas espalhadas pelo mundo foi imediata, fazendo-se chegar à família, em especial sua esposa D. Maria da Graça, condolências e votos de pesar.

Segundo o presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, António Carrelhas, as atividades desempenhadas pelo amigo Augusto Rebelo foram indispensáveis para tornar a Câmara de Minas Gerais numa das mais pró-ativas entidades de promoção das relações entre o Brasil e Portugal, bem como para a criação de outras câmaras portuguesas no Brasil, como é o caso da Câmara do Ceará, que ajudou a fundar em 2001.

Também o presidente da Câmara do Ceará, Rômulo Alexandre Soares, destaca que a ausência de Augusto Rebelo prejudicará o debate e a manutenção do nível de atividades desempenhadas pelo Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil.

“Será uma perda irreparável para o movimento associativista no Brasil”, completa.

Na série de cerimônias religiosas em memória do Comendador Augusto Rebelo será realizada em Belo Horizonte missa de sétimo dia, às 18h, na Igreja Santo Ignácio de Loyola. Por sua vez, em Portugal, amigos e parentes realizam missa também no dia 15, às 19h, na Igreja do Campo Grande.



PARTILHAR:

Protocolo

«Problema inultrapassável»