Cusa Roseta, David Carreira e o programa televisivo “Aqui Portugal” da RTP são só alguns dos atrativos de um certame onde se esperam mais de 80 mil pessoas e vendas que ultrapassem as cinco toneladas de fumeiro.

 

É já amanhã, dia 8 de fevereiro, a inauguração da 38ª Feira do Fumeiro de Vinhais. Um evento considerado por muitos como o maior evento gastronómico não só do concelho, mas de toda uma região e que transforma Vinhais por um fim-de-semana numa autêntica capital do fumeiro.

“Esta é a Feira do Fumeiro mais antiga do país e que já tem todo um caminho feito, mas nós todos os anos tentamos sempre melhorar sendo certo que aquilo que mais nos preocupa e aquilo que mais queremos continuar a valorizar é a qualidade dos produtos de excelência que esta feira tem, sobretudo, claro, o fumeiro”, começou por afirmar o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, na conferência de imprensa de apresentação da Feira do Fumeiro.

De acordo com Luís Fernandes, “em termos de diferenças, só posso sublinhar que quando as coisas estão bem é para continuar. Portanto, eu penso que a Feira do Fumeiro, não só a edição do ano anterior como todas as outras, têm tido sempre uma excelente organização, é verdade que este ano temos também mais produtores, o que é sempre agradável, temos mais expositores e temos, também, uma programação diferente, não é que seja melhor que a do ano anterior, mas é, pelo menos, tão boa como a do ano anterior”.

De sublinhar que, em termos de cartaz, Cuca Roseta sobe ao palco já esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, enquanto no dia seguinte, sábado, é a vez de David Carreira e a dj Olga Ryazanova. No entanto, durante o dia, a animação estará a cargo do programa “Aqui Portugal” da RTP logo a partir das 14h30. Outros destaques vão para o Fórum Agrícola, para as Jornadas Técnicas do Porco Bísaro, Chegas de Touros, entre várias outras provas e demonstrações.

“Aquilo que se pretende é, todos os anos, fazer mais e melhor a nível da qualidade dos produtos, a nível da própria organização da feira, da criação de espaços ainda com melhores condições para aqueles que nos visitam e é isso que nos preocupa todos os anos, fazer melhor”, garantiu o edil vinhaense, que convida todos a estarem presentes na cerimónia oficial de abertura, que está marcada para amanhã às 18 horas no Pavilhão do Fumeiro.

 

“Esta já não é só a Feira do Fumeiro de Vinhais, é a Feira do Fumeiro em Vinhais e a sua importância reflete-se num dinamismo que vai já muito além de Vinhais, não só do concelho, mas da região e até do próprio país”, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes

 

“Este é, sem dúvida, o momento mais marcante em termos de visitação, não só para o concelho, mas para a própria região porque há grandes dificuldades a nível da hotelaria para se conseguir arranjar um quarto nesta altura e, portanto, tem um significado muito grande”, assevera Luís Fernandes, acrescentando que, “para além disso, serve também como um incentivo e como um chamariz para depois o turismo que, felizmente, tem vindo a aumentar durante todo o ano”.

Sobre o facto de se poderem bater os 70 mil visitantes do ano passado, o autarca vinhaense julga que tal é possível. Até porque “atendendo ao facto de ser no fim-de-semana antes do carnaval, que é um período que, geralmente, devido à interrupção das atividades escolares, há pessoas que têm férias e outras que fazem ponte, que isso será mais um fator para as pessoas virem, se deslocarem a Vinhais, não só aqueles que fazem parte do concelho e que vêm muito, não só do país e do estrangeiro, mas também outras pessoas que aproveitam para visitar o concelho nessa altura”, justifica.

Também presente na conferência de imprensa e como de resto não poderia deixar de ser, Carla Alves. Uma das principais impulsionadoras do certame, do fumeiro em geral, do porco bísaro em particular e de toda uma região. “Este ano temos mais produtores de fumeiro, isso também é para nós um motivo de orgulho, temos mais gente a trabalhar, quer dizer que a raça bísara tem crescido, nós temos quase seis mil porcas reprodutoras, quando começámos há uns anos quase não havia, temos mais gente a fixar-se nesta área e, no fundo, isto é o resultado destas feira e ao nós insistirmos em termos de qualidade nesta feira, depois o resultado tem sido este, não só ao nível do desenvolvimento rural isto é importante como também ao nível do setor turístico. Estamos a falar de dois setores fundamentais: agricultura e desenvolvimento rural e, depois, o turismo”.   

Para terminar, resta dizer que a Feira do Fumeiro resultou de um investimento do município que se situa entre os 150 e os 200 mil euros e, nesta edição, o certame contará com 500 expositores, dos quais, 70 a 80 são produtores de fumeiro, não só do concelho, mas também da região.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

PSD acusa Governo de “brincar com a segurança” no Túnel do Marão

Festival do Butelo e das Casulas com nova mascote