O tribunal de Zandaam, na Holanda, deu razão ao português Hélder Carril, que afirma ter sido alvo de exploração laboral, e ordenou que o seu patrão lhe pague todos os meses em atraso. Contactado pela Lusa a partir de Lisboa, Hélder Carril disse que o seu ex-patrão \"vai ter de pagar por tudo o que não pagou\" e que, segundo as contas do português, são, pelo menos, sete mil euros.

O caso remonta a 2006, quando o português chegou com a namorada à Holanda para tentar \"refazer a vida\", mas andou a saltar de trabalho em trabalho.

Em Junho de 2007 conseguiu, pela primeira vez um contrato de trabalho, na empresa de construção Bouwbedrijf do Monsanto, propriedade de Carlos Santana, mas pouco tempo depois ficou doente. \"Quase dois meses depois de ter começado a trabalhar fiquei com um problema na coluna por estar a trabalhar num túnel com 1,5 metros de altura e sempre com peso às costas\", contou Hélder Carril à Lusa.

\"Fui proibido pelo médico de trabalhar, estive internado no hospital por duas vezes e estou até hoje a tomar morfina para suportar as dores\", acrescentou. Desde que adoeceu, o português já tentou \"tudo\"para resolver o problema, mas não conseguiu. Pouco tempo depois de ter adoecido, foi chamado à empresa, onde o patrão o despediu alegando que \"não trabalhava com doentes\". Nessa altura, descobriu também que Carlos Santana nunca lhe fizera qualquer desconto para a segurança social.



PARTILHAR:

Exploração laboral,

João Teixeira presidirá até 2010