Em Valpaços perspetiva-se uma “quebra de produção” nesta campanha principalmente por causa da seca que se fez sentir este ano, mas o fruto “é de grande qualidade”, de acordo com produtores e autarcas.

O presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, concelho de Valpaços, António Costa, disse hoje que se prevê uma colheita na “ordem das oito a 10 mil toneladas” de castanha nesta zona inserida na Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela.

O autarca, que falava durante a apresentação da 25.ª edição da Feira da Castanha Judia, acrescentou que, num ano normal a produção é de cerca de “12 mil toneladas”.

A apanha da castanha começou um pouco mais tarde na zona de Valpaços, no distrito de Vila Real, e está, por estes dias, a intensificar-se neste território onde se situa a maior mancha de castanha judia da Europa.

Este é também um fruto que foi afetado pela seca que se fez sentir este ano. A floração foi boa, mas o calor intenso que se fez sentir em julho e em agosto, aliado à falta de água, atingiu os ouriços, alguns dos quais caíram, mas o fruto que sobreviveu é, segundo afirmaram os autarcas e produtores, de “qualidade”. A chuva que caiu em setembro e nestes últimos dias ajudou o fruto e a árvore.

Para António Costa, esta é uma castanha que enche o olho de qualquer pessoa”, destacando as suas características de calibre, brilho e sabor.

“Normalmente temos entre duas a três castanhas por ouriço e, neste caso, é uma e o resto não vingou, não houve possibilidade de elas se poderem dinamizar como deveria ser”, afirmou à agência Lusa Gualberto Costa, produtor de castanha judia, na DOP Padrela.

O agricultor fez também questão de salientar que a castanha que se está a colher é “de boa qualidade”, destacando as características da judia desde a “apresentação ao sabor”.

Neste território, para além da seca, também os incêndios atingiram os soutos e a falta de mão-de-obra é outra das dificuldades que os produtores têm que enfrentar, já que é preciso apanhar o fruto num curto espaço de tempo e a população deste território está muito envelhecida.

Para promover e divulgar o fruto que é uma importante fonte de rendimento para muitas famílias deste território, realiza-se a Feira da Castanha Judia entre os dias 04 a 06 de novembro, em Carrazedo de Montenegro.

A vereadora da Câmara de Valpaços, Teresa Pavão, disse que este certame ajuda a “escoar os produtos locais”, é um “incentivo à produção local” e permite “alavancar a economia do concelho”.

Pelo recinto espalhar-se-ão 80 expositores, 50 dos quais terão à venda produtos endógenos como castanha, vinho, azeite, mel ou folar.

A autarca salientou que o programa da feira inclui a realização dos tradicionais magustos, um bolo de castanha de 600 quilos e ainda um concurso de castanha.



PARTILHAR:

Sindicato diz que há enfermeiros sem progredir na carreira desde 2004

PCP quer saber porque continua parado Plano de Mobilidade do Vale do Tua