Eleições para o Conselho Regional da Casa do Douro
Manuel António Santos, presidente da Casa do Douro, está a um passo de ser reeleito no cargo. Nas eleições de ontem, para o Conselho Regional de Vitivinicultores - órgão deliberativo da instituição duriense e ao qual cabe, depois, escolher a direcção - a lista apadrinhada por Manuel António tinha obtido, à hora de fecho desta edição, 43 dos 75 mandatos em disputa, numa altura em que estavam apurados 14 concelhos, correspondentes a 64 mandatos, adiantou ao DN fonte próxima do processo.

Por apurar estavam apenas os concelhos de Foz CÎa, Mesão Frio e Tabuaço, sendo que a lista afecta à Associação dos Viticultores Independentes do Douro (Avidouro), filiada da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) havia apenas conseguido eleger dois representantes no conselho. A terceira lista, designada Movimento Pró-Douro, e que tem por porta-voz Mário Abreu Lima, ex-vice-presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, havia obtido 14 votos. Candidaturas independentes nos concelhos de Santa Marta de Penaguião e de Lamego tinham assegurado, respectivamente, quatro e um votos.

Factor importante a ter em conta é que apenas a lista encabeçada por Manuel António Santos se apresentou nos 17 concelhos (num apoiando uma lista de independentes). O Movimento Pró-Douro apresentou-se só em 14 e a Avidouro concorreu apenas em seis concelhos.

Os resultados definitivos só hoje serão conhecidos, segundo adiantou fonte da comissão eleitoral à agência Lusa. Recorde-se que a comissão dispõe de três dias para apurar os resultados e afixá-los na sede da Casa do Douro e respectivas delegações espalhadas pela região demarcada.

O Conselho Regional só ficará completo quando as associações e adegas designarem os seus 50 representantes para o órgão, que conta com um total de 125 elementos. Estas dispõem de cinco dias úteis após a afixação de resultados das eleições de hoje para o fazerem.

De acordo com a comissão, o acto eleitoral - ao qual eram chamados os 40 mil viticultores - decorreu \\"com toda a normalidade\\", apesar de ter registado um índice elevado de abstenção nos concelhos do Baixo Corgo, os mais próximos da sede da Casa do Douro, nomeadamente Régua, Lamego, Santa Marta de Penaguião ou Mesão Frio.



PARTILHAR:

Parte das receitas para Ernesto

Do lar de Santo Antão em Sortes