Esta é uma obra que, para além de examinar todos os aspectos da emigração portuguesa em França desde os anos 60 até hoje, apresenta ainda uma completa colecção de estatísticas. As novas gerações nascidas em França, o nível de escolaridade, a evolução da situação da comunidade lusa naquele país e questões como a perda da língua portuguesa entre gerações, os rendimentos dos portugueses em França, as reformas, os movimentos associativos, a língua e a cultura portuguesas como forma de união desta comunidade, entre outros, são alguns dos temas tratados neste livro.

Este trabalho dá a conhecer a realidade da emigração portuguesa sob diversas perspectivas. Entre as conclusões apresentadas, o autor aponta a integração dos emigrantes portugueses naquele país e acentua também o facto destes disporem dos "meios mais aperfeiçoados para preservar a identidade e manter as ligações com a terra natal".

Outros dados curiosos enunciados neste livro são, por exemplo, que "40 por cento das transferências de emigrantes recebidas em Portugal são oriundas de França, sendo que os portugueses neste país representam apenas 17 por cento do total da emigração portuguesa no mundo". A isto o autor acrescenta ainda, no capítulo "rendimentos", que "já em 1990 as famílias portuguesas em França tinham um salário mais elevado do que a média das famílias francesas". A atestar ainda as conclusões do autor, a obra refere que no mesmo ano apenas 0,8 por cento destes portugueses adoptaram a nacionalidade francesa. Em 1999, foram oficialmente recenseados em França 553.663 portugueses.



PARTILHAR:

A realidade da emigração ortuguesa

Após uma longa espera