Mesmo sem uma inauguração, dada a situação pandémica desde o ano passado, ano em que ficou disponível ao público, a Ecovia do Rabaçal e a Via Ferrata já atraíram milhares de pessoas ao concelho de Valpaços. 

Vindos de vários pontos do país e até estrangeiro, a Ecovia do Rabaçal tem sido uma porta de entrada dos turistas ao concelho de Valpaços, sendo a Via Ferrata um dos principais atrativos.

Pese embora a limitação da visita de grupos devido ao confinamento, a procura intensificou-se agora, de forma organizada, através de agências de viagem e empresas de animação turística que, até desde a capital do país programam um fim-de-semana no concelho de Valpaços, tendo como ponto de atração um dos atuais ex-libris do turismo natureza.

Pelo caminho ficam alojados em espaços de turismo rural, provam da gastronomia local, e dos excelentes vinhos nas adegas, que se aprumaram para receber os turistas, visitam os lagares cavados nas rochas... tudo dentro de uma natureza ímpar que só o concelho Valpacense pode proporcionar.

A Via Ferrata é única em Trás-os-Montes e tem sido a grande atração do desporto de natureza na região. O percurso de escalada com mais de 100 metros de rochas, algumas com inclinação negativa e com uma ponte de cabos de aço no cimo do monte faz parte da Ecovia do Rabaçal, cujos três percursos disponíveis têm cerca de 60 quilómetros.

Além dos passeios a cavalo na Ecovia do Rabaçal, dentro em breve, o tempo permitirá também, os passeios de canoa ao longo do rio.



PARTILHAR:

Projeto ibérico deixa marca “única” a preservar avifauna do Douro Internacional

Luís Nunes vence nos Turismos na Rampa Internacional de Boticas