Os dois indivíduos que estavam a ser procurados pelas autoridades desde o passado dia 23, suspeitos de terem sido os autores do assalto à mão armada à agência da Caixa Geral de Depósitos de Valpaços e do roubo de uma viatura da GNR, foram detidos pela PJ do Porto, anteontem.

São dois portugueses, de 36 e 40 anos, ambos com antecedentes criminais. Um deles estava mesmo evadido de um estabelecimento prisional do Norte do país, onde cumpria pena por assalto a bancos. Beneficiou de uma saída precária e não regressou à cadeia.

Investigadores da Secção Regional de Combate ao Banditismo consumaram a detenção, às 11 horas, na Farmácia Bragança, em Mirandela, quando o duo já havia passado por um café, na mesma rua. \"Beberam água, compraram tabaco, pagaram e foram embora\", contou o proprietário do estabelecimento, ao JN. De seguida, um dos indivíduos deslocou-se a uma livraria, onde adquiriu um jornal, e posteriormente entraram numa farmácia onde pediram medicamentos vários. Foi nesse momento que os investigadores da PJ do Porto efectuaram a detenção \"Nunca tinha assistido a uma coisa destas e confesso que fiquei espantado com a rapidez da actuação da Polícia Judiciária\", contou um empregado da farmácia, ao JN.

Os dois indivíduos estavam na companhia de um outro homem, de etnia cigana, residente no concelho de Vimioso, que, presumivelmente, lhes terá dado guarida.

Refira-se, ainda, que tudo leva a crer que o duo tenha sido também o autor de um outro assalto a uma estação dos Correios, em Santo Tirso, na passada sexta-feira. Terá sido então a primeira vez que voltaram novamente a ser indiciados por um assalto, depois de se ter refugido em Vimioso, durante as primeiras duas semanas após o roubo ao banco de Valpaços. Acreditavam, assim, que a vigilância policial tinha abrandado.

Durante a operação de ontem, as autoridades conseguiram apreender uma pistola 9 milímetros (calibre de guerra), bem como uma shot-gun. Foram ainda apreendidas diversas munições, objecto de disfarces utilizados nos roubos, e quase seis mil euros, que se presume ser o proveito dos assaltos.

Entretanto, os detidos vão hoje ser presentes ao Tribunal de Valpaços, para determinar as respectivas medidas de coacção.

Recorde-se que, no dia do primeiro assalto, um terceiro elemento, de nacionalidade ucraniana, foi detido na aldeia de Vale de Telhas, concelho de Mirandela, enquanto os dois agora detidos se colocaram em fuga, levando uma viatura da GNR, que entretanto seria abandonada perto de Romeu, no concelho de Mirandela.

O indivíduo foi presente ao tribunal de Valpaços, que lhe decretou prisão preventiva, recolhendo ao estabelecimento prisional de Chaves.



PARTILHAR:

Celebração do 122.º aniversário

Autarcas foram surpreendidos