O caudal do rio Douro baixou cerca de dois metros desde sexta-feira, tendo descido do cais fluvial de Peso da Régua, que estava submerso desde o dia 29 de março, disse fonte da Proteção Civil.

Manuel Saraiva, da Proteção Civil Municipal da Régua, afirmou hoje à agência Lusa que, depois de mais de uma semana submerso, a água desceu do cais fluvial e dos dois estabelecimentos comerciais ali instalados.

O responsável salientou que o caudal do Douro baixou \"cerca de dois metros\" desde sexta-feira.

Agora, segundo explicou, será avaliada a situação de acordo com as previsões meteorológicas e das informações do Centro de Previsão de Cheias, para ver quando se poderá proceder aos trabalhos de limpeza e à reabertura da via de acesso ao cais.

Naquela infraestrutura estão instalados um bar e um posto de venda de produtos artesanais.

Manuel Saraiva referiu que as previsões apontam para a queda de chuva até, pelo menos, quinta-feira, o que se poderá traduzir numa instabilidade do caudal do rio.

Se o Douro estabilizar e atingir os valores considerados normais para a época, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) prevê que possa iniciar esta semana a retificação e recolocação da balizagem no rio para garantir as condições de segurança e retomar a navegabilidade.

Para o efeito terão que ser repostas as boias que sinalizam o troço de rio por onde os barcos têm que navegar.

Por causa da subida do caudal do Douro, a delegação do Douro do IPTM suspendeu a navegação naquele rio no dia 26 de março.



PARTILHAR:

«Compasso de espera»

Detidos dois homens de 20 e 28 anos