O incêndio numa zona de mato que deflagrou na sexta-feira em Vinhais, no distrito de Bragança, foi controlado, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.

O incêndio que teve início sexta-feira com pequenas proporções, junto à fronteira com Espanha, na localidade de Pinheiro Velho, freguesia de Quirás e Pinheiro Novo,  "o fogo foi extinto, mas, entretanto, um reacendimento que veio do lado espanhol fez regressar o incêndio" a solo nacional, disse ainda Noel Afonso, comandante distrital de Bragança.

O incêndio foi dominado por volta da 04:50 afirmou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança.

No terreno encontram-se ainda 176 operacionais apoiados por 57 viaturas a realização “trabalhos de consolidação”, detalhou.

Nas últimas horas, de acordo com informação da ANEPC, entre as ocorrências de incêndios rurais a mobilizar mais meios de combate, destaca-se um fogo em Vinhais, no distrito de Bragança, que deflagrou na sexta-feira, pelas 22:30, está neste momento em fase de resolução, com a presença de mais de 200 operacionais, 64 viaturas e um meio aéreo.

Face às previsões adversas, a Proteção Civil acionou para os mesmos distritos o estado especial de alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

No âmbito do anúncio da declaração da situação de alerta, a secretária de Estado da Administração Interna alertou que as previsões meteorológicas apontam para "um período em que qualquer ignição, qualquer faísca, junto do espaço rural, pode efetivamente propiciar uma ocorrência de grandes dimensões".

"Tolerância zero ao uso do fogo", avisou Patrícia Gaspar, lembrando que a situação de alerta traz um conjunto de proibições e de restrições, como a circulação e permanência nos espaços florestais e "são totalmente proibidas queimas e queimadas, assim como fogo-de-artifício, trabalhos nos espaços rurais e nos espaços florestais, sobretudo com maquinaria".

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.



PARTILHAR:

Final do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular em Bragança

Nova ponte sobre o rio Tâmega em Mondim de Basto abre terça-feira