Mais uma parceria de sucesso entre o Parque Biológico de Vinhais e a o Centro de Recuperação Animal da UTAD que resultou, desta feita, na libertação de um exemplar de uma Águia Calçada perante o olhar atento de meia centena de crianças.

 
Uma vez que o dia 4 de outubro é o Dia de São Francisco de Assis, o Santo Padroeiro dos Animais, comemorou-se, na passada quinta-feira, o Dia Mundial do Animal. Para assinalar a efeméride, o Parque Biológico de Vinhais, em parceria com o Centro de Recuperação Animal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), devolveu à natureza um exemplar de Águia Calçada.

À libertação do animal selvagem, assistiram cerca de meia centena de alunos do Jardim de Infância Da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, naquele que foi um momento educativo e de sensibilização das crianças para com a Mãe-Natureza.

“Tratando-se do Dia Mundial do Animal, eu acho que é muito importante assinalarmos esta data e uma vez que o Parque tem uma coleção de animais, nada melhor do que convidar as crianças a irem visitar aquele espaço”, começou por sustentar a diretora do Parque Biológico de Vinhais, sublinhando que, “para ser mais do que uma visita num dia normal”, o parque que dirige quis fazer “algo diferente”. “Então convidámos o Centro de Recuperação de Animais da UTAD para vir fazer uma libertação de um animal, devolvendo-o à natureza”, conta Carla Alves, que carateriza o momento como “muito especial”. “As crianças ouviram com muita atenção a história que acompanha esta ave, depois remeteram-se ao silêncio para não assustarem o animal e vimo-la ir embora, não sem antes dar umas voltas ao parque”, descreve a responsável que destaca o papel preponderante do Parque Biológico de Vinhais no acolhimento de aves “irrecuperáveis”.

“Temos uma parceria há já muitos anos com o Centro de Recuperação da UTAD porque muitas das vezes é o próprio Centro que nos pede para nós acolhermos aves que são irrecuperáveis, pois por mais esforços que se façam no hospital veterinário, já não se consegue recuperar o animal de forma a devolvê-lo à natureza”, confidencia Carla Alves, contabilizando em, pelo menos, “4 ou 5 libertações” já concretizadas em estreita colaboração com a UTAD.

No entanto, no Dia do Animal, deu-se um exemplo de quando as coisas correm bem, pois conseguiu-se com sucesso devolver um exemplar de Águia Calçada à natureza, depois de ter tido o infortúnio de cair num tanque quando tentava beber água, tendo-se quase afogado.

 

Carla Alves tem sido uma das principais responsáveis pelo crescimento sustentado e sustentável do Parque Biológico de Vinhais que, em 2018, completou uma década de existência

 

“Esta é uma ave que costuma ser vista nestas paragens e é uma águia que esteve um ano e um mês no Centro de Recuperação da UTAD, que teve de aprender novamente a caçar, a voar nos túneis de vento da UTAD e como era pequenina teve de aprender tudo de novo”, informa a diretora do Parque que aproveita para assegurar que a águia irá emigrar para África quando o tempo mais frio chegar à região transmontana.

Atualmente, o Parque Biológico de Vinhais conta com sete aves selvagens. “Nós temos o Bufo-Real, as corujas, águia de asa redonha, os milhafres, são animais irrecuperáveis que vieram de centros de recuperação e essa é uma nota muito positiva do trabalho que o parque biológico pode desenvolver”, reitera Carla Alves que, entre 80 animais, refere que aquele que mais interage com o público e que faz “a delícia das crianças” é o “burrinho”. Até porque, o parque conta, hoje em dia, com três exemplares de burro de raça mirandesa.

Recorde-se que o Parque Biológico de Vinhais completou em maio uma década de existência e o que começou por ser uma montra do Parque Natural de Montesinho é, agora, uma alternativa sustentável de ecoturismo em Trás-os-Montes, atraindo público a nível nacional e, inclusive, do estrangeiro, destacando-se como um destino de excelência de, sensivelmente, 40 mil pessoas, em média, por ano.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Promover os “Lagos do Sabor” como destino de excelência

Helder Macedo recebe hoje às 18 horas o Prémio D. Diniz