A área nascente do concelho de Mogadouro começou a ser abastecida de água a partir de uma captação situada no rio Douro, junto à barragem de Bemposta, disse hoje fonte autárquica.

Em conjunto com a albufeira de Bastelos, que serve a zona poente, ficam resolvidas as necessidades de 90% da população deste concelho do distrito de Bragança, acrescentou.

"O setor nascente do concelho começou a ser abastecido através de uma captação situada no rio Douro. O investimento efetuado no sistema de transporte e armazenamento de água custou mais de 1,7 milhões de euros", disse à Lusa o vereador das Obras Públicas do município de Mogadouro, António Pimentel.

O novo sistema é composto por cerca de 40 quilómetros de adutoras e seis reservatórios, com capacidade para quatro milhões de litros.

Através da nova captação, aldeias como Bemposta, Urrós, Brunhosinho, Travanca, Figueirinha, Granja e Gregos ficaram com os problemas de abastecimento de águas resolvidos.

"O setor nascente da vila é abastecido de água em quantidade e qualidade devido ao tratamento adequado que é feito na Estação de Tratamento de Água (ETA)", frisou o vereador António Pimentel.

Numa segunda fase, o sistema de abastecimento ao setor nascente do concelho vai completar-se com uma nova obra que, apesar de ser a servir um menor número de consumidores, implica um investimento mais avultado.

Neste caso, o objetivo é servir Variz, Santiago, Vila de Ála, Vilarinho dos Galegos e Bruçó, aldeias que representam 2% da população do concelho.

Com a conclusão de todo o sistema de abastecimento ao setor nascente, o concelho de Mogadouro ficará com duas fontes "praticamente inesgotáveis" de água própria para consumo, num concelho onde setor pecuário é o principal motor da economia local, salientou o autarca.

A câmara de Mogadouro já havia assegurado que não se associará à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD) para resolver problemas de abastecimento de água ao concelho em quantidade e qualidade, a preços suportáveis.

A autarquia chegou a assinar um compromisso com a ATMAD, em 2002, que nunca saiu do papel.

O sistema municipal de abastecimento de água serve uma população que ronda os 10 mil habitantes, a qual quase duplica no mês de agosto.



PARTILHAR:

No cruzamentos de Arrabães

«Substituição do padre Albano»