O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, acaba de convocar para os dias 26, 27 e 28 de Junho de 2003 o Plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas, cujos elementos foram recentemente eleitos.

A reunião em causa começará no dia 26 com os encontros dos Conselhos Regionais das Comunidades Portuguesas em África, na Ásia e Oceânia, na América do Norte, na América Central e na América do Sul e na Europa. Nas reuniões (regionais) far-se-á a eleição dos membros das mesas e a aprovação do Regulamento Interno e da eleição dos membros do Conselho Permanente. Naturalmente que já verá, então, a eleição dos membros do Conselho Permanente e a aprovação da organização interna.

Às 5 horas da tarde, será então a sessão de abertura do Plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas, que tem como ordem de trabalhos a eleição da mesa, a apresentação dos membros eleitos do Conselho Permanente, aprovação do Regulamento de funcionamento, a criação de
Comissões especializadas.

Há já nesta primeira reunião a apreciação dos documentos que lhe sejam submetidos. Na sexta-feira, dia 27, será a continuação dos trabalhos do Plenário. No sábado, dia 28, para além da eventual (se necessária) continuação dos trabalhos do Plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas, haverá a reunião do Conselho Permanente.

Uma Carta do Secretário de Estado

Na carta que acompanha a convocatória, José Cesário, depois de felicitar os conselheiros eleitos, assegurando que estará sempre empenhado na colaboração e contacto permanente com aquele órgão, reputa as funções do CCP \"de extremamente importantes para o adequado desenvolvimento da actividade governativa na nossa área\".

Acentua, ainda, que considerou \"de todo o interesse promover, tão rapidamente quanto possível, a primeira reunião plenária do Conselho agora eleito\". Diz fazê-lo \"consciente de que é fundamental dar passos concretos no sentido da credibilização e valorização deste órgão, tentando assim corrigir os erros e omissões cometidos ao longo destes últimos seis anos\".



PARTILHAR:

Vereador do PS vai ser substituído pela professora Paula Barros

Revolução em Lisboa vivida com expectativa em Trás-os-Montes