A Secretária de Estado da Justiça estará já amanhã em Alfândega da Fé para a inauguração da Festa da Cereja num momento que antecipa três dias únicos do maior evento anual concelhio.

 

A edição de 2017 da Festa da Cereja de Alfândega da Fé abre portas já esta sexta-feira, dia 9 de junho. Apesar do evento que faz da cereja elemento de promoção e valorização da cultura e identidade concelhia começar às 11 horas, só às 18 horas é que será inaugurado oficialmente, numa cerimónia que contará com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Será nessa altura, amanhã ao final da tarde, que irá ser apresentado um projeto-piloto relacionado com o cadastro nacional dos prédios rústicos. O município alfandeguense foi um dos selecionados para testar este projeto, inserido num conjunto de iniciativas que se encontram, presentemente, no Parlamento em processo legislativo. Trata-se de medidas que vão permitir a georreferenciação dos limites de propriedade rústica, visando a criação de um novo regime transitório de incentivo à promoção do registo de prédios rústicos e a adoção de novas ferramentas tecnológicas de Georreferenciação de prédios rústicos, naquilo que será um cadastro simplificado.

De salientar que a Festa da Cereja de Alfândega da Fé tem vindo a assumir-se como a principal montra do concelho, privilegiando aspetos identificativos do mundo rural, divulgando os produtos da terra, bem como um conjunto de atividades significativamente conexas.

De sublinhar, ainda, que o certame deste ano apresentar-se-á com um novo figurino. Uma das novidades é a criação de um espaço único com 2100 metros quadrados de área coberta. Uma grande área, destinada à mostra e venda de produtos locais e de artesanato, inclui um palco permanente para espetáculos musicais e, ainda, uma área reservada às diversas atividades programadas para a Festa da Cereja. Sendo que, nesta edição, os visitantes poderão circular num espaço único que agrega expositores, momentos de animação, apresentação de livros e outras iniciativas. Já no recinto da feira, os visitantes poderão ainda encontrar tasquinhas e restaurantes, em espaços de convívio dedicados à gastronomia. 

“Para quem procura produtos locais de elevada qualidade e de sabor excecional a Festa da Cereja é o local ideal”, destaca o executivo alfandeguense. Isto porque o certame irá contar com mais de uma centena de expositores locais e regionais com produtos como o fumeiro, o queijo, o azeite e, claro, a cereja, entre muitos outros.

Durante a Festa da Cereja, os visitantes poderão, também, assistir a showcookings e provar deliciosas receitas com cereja, confecionadas pelo chef Marco Gomes ou pela Maria Manuel, a vencedora do programa culinário televisivo da TVI, MasterChef Júnior, e considerada a melhor “mini-chef do país”. Dois filhos da terra que, em uníssono, juntam forças com o município no sentido de promoverem o que de melhor se faz e se pode encontrar em Alfândega da Fé. A Maria vai estar na Festa da Cereja no sábado, dia 10 de junho, pelas 17 horas. Enquanto o showcooking a cargo do chef Marco Gomes terá lugar às 16h30no último dia do certame, domingo.

O já tradicional Encontro de Pastores, no dia 10 de junho, não poderia faltar, bem como o regresso do atletismo à programação do maior evento anual concelhio com a realização da Maratona da Cereja, no dia 11 de junho.

Para terminar, resta frisar uma das apostas mais fortes da organização que é, precisamente, a animação. Assim, amanhã, subirão ao palco os Sons do Minho, que vão proporcionar um momento inédito durante o espetáculo, pois irão atuar com um conhecido grupo local, Concertinas de Sambade. O momento alto, no entanto, acontecerá no sábado, dia 10 de junho, com o músico e artista João Pedro Pais, de descendência alfandeguense, a assumir as rédeas de uma noite que se espera a melhor das três. A encerrar o certame, na tarde de domingo, estará o Festival Sons de Portugal que promete aliar as sonoridades nacionais mais genuínas.



PARTILHAR:

MP investiga queixa do GEOTA sobre barragem do Baixo Sabor

Miranda acolhe primeiro festival ibérico dedicado à observação de aves