Arranca no próximo sábado, dia 15 de abril, em Mesão Frio a XIII Mostra de Teatro do Douro organizada pela Associação Vale d’Ouro e que se prolonga até final de maio, onde no dia 27 encerrará no Peso da Régua.

Ao longo deste mês e meio serão oito os espetáculos que subirão ao palco da região naquele que é um dos maiores festivais de teatro da região.

Para a edição de 2023 a Associação Vale d’Ouro reservou algumas surpresas. Desde logo a estreia nacional de “Chapéus, Salsichas e Cervejas” do Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense que apresenta no certame o seu mais recente trabalho. Mas do cartaz do evento fazem ainda parte os regressos do Grupo de Teatro de Novelas – Trupe Fernando Leal que trará a revista “Zé, abre a pestana!” e do Getepepe – Teatro Perafita que encerrará o festival com “Dois é bom, três é demais”. Há ainda duas novas localizações.

Mirandela recebe pela primeira vez a Mostra de Teatro do Douro com “Precisa-se de uma Cadáver” do Teatraço naquela que será a maior sala a receber o festival. Em Alijó, por indisponibilidade do Auditório Municipal, será Castedo do Douro a receber “Procura-se morto ou… morto” do Núcleo de Teatro da A.C. de Vermoim no seu Centro Cultural. Também Sabrosa e Pinhão não ficam de fora com “Relembrar o Passado” da Ofitefa e “Cupido Apaixonado” do Grupo de Teatro da Aldeia Verde de Lazarim.

O arranque do festival está marcado para este sábado em Mesão Frio que a partir das 21h30 recebe no seu Auditório Municipal a peça “Retalhos da Vida de um Bêbado” do Teatro do Ave. Antes do espetáculo, durante a tarde, a partir das 17h00 na Biblioteca Municipal o festival será apresentado à região e à comunicação social, numa inovação também introduzida este ano.

O Presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, espera que este festival esteja em linha com as edições anteriores: “temos muitos motivos de interesse, peças extraordinárias de grupos que se entregam abnegadamente ao teatro, novas localizações e o regresso da revista à portuguesa à Mostra de Teatro do Douro”. Para o dirigente associativo esta edição marca também a diferença: “depois de termos retomado o evento em 2022 queríamos que este ano tivesse algo mais.

O desafio do ano passado foi voltar a termos a rota do teatro no vale encantado, este ano quisemos alargá-la não só em termos das produções que vamos oferecer como também na geografia, reforçando a presença do distrito de Bragança e agregando Mirandela ao nosso festival”. Quanto a projeções de espectadores prefere esperar pelo final: “temos mais lugares nas salas onde vamos estar e as pessoas tem que se sentir felizes depois das peças, se alcançarmos este objetivo, os números são o que menos importa”.

A XIII Mostra de Teatro do Douro terá espetáculos em Mesão Frio, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Sabrosa, Pinhão, Castedo do Douro, Santa Marta de Penaguião e Régua. 


Todas as informações do evento estão disponíveis em: www.mostrateatrodouro.associacaovaledouro.pt.




PARTILHAR:

Vítor Campelos quer vencer em Barcelos e quebrar ciclo invicto dos gilistas

"Queima do Judas" em Montalegre