Os dois troços das estradas junto à vila do Pinhão que ficaram cortados ao trânsito devido a derrocadas, na terça-feira, reabriram hoje, anunciou a Câmara de Alijó.

As derrocadas, provocadas pela chuva intensa, afetaram as estradas Nacional (EN) 322-2 e Municipal (EM) 585.

Segundo informação do município, a EN 322-3, no troço entre Vale de Mendiz e Pinhão, e a EM 585, desde o cruzamento da EN 322-3 até ao hotel LBV, ficaram interditas ao trânsito nos dois sentidos.

Desde terça-feira que as equipas estiveram no terreno a trabalhar na reposição das condições de segurança para a reabertura da circulação, que aconteceu esta tarde.

No distrito de Vila Real, nos últimos dias, as atenções estiveram também centradas no caudal do rio Douro que subiu significativamente inundando, no Peso da Régua, os dois cais fluvial e os edifícios ali existem, bem como a ecovia.

O comandante dos bombeiros da Régua, Rui Lopes, disse à agência Lusa que, durante a noite, as águas desceram significativamente, abaixo do cais, e durante o dia voltaram a subir, galgando novamente esta estrutura e os parques de estacionamento.

O responsável referiu que não se prevê, para as próximas horas, um agravamento da situação e referiu que a monitorização do rio é feita de hora a hora.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e por vezes persistente.

O aviso nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Viseu e Aveiro vai prolongar-se entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



PARTILHAR:

Câmara de Chaves confeciona e distribui 130 refeições diárias a alunos

Autarcas transfronteiriços exigem reunião com MAI devido a fronteiras