A Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro e o seu ex-presidente conhecem a 29 de fevereiro, no Tribunal de Vila Real, a decisão do julgamento por crime de burla tributária agravada contra a Segurança Social.

Fonte do Tribunal disse hoje que foi marcada para o dia 29 de fevereiro a leitura do acórdão do julgamento da Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) localizada no concelho de Alijó, e do seu agora ex-presidente.

O Ministério Público (MP) acusa os arguidos do crime de burla tributária agravada por falsas informações e recebimento indevido de comparticipações da Segurança Social.

De acordo com a acusação, a que a Lusa teve acesso, entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2018, a instituição incluiu, nas listagens de cooperação com a Segurança Social, utentes que não frequentavam a resposta pela qual foram comparticipados.

O MP defende que, através desta conduta, a associação recebeu “indevidamente 41 mil euros” porque “não prestou a resposta social em causa àqueles utentes e nos períodos temporais descritos”.

Durante as alegações finais, que decorreram na quinta-feira, a procuradora do MP defendeu a condenação do ex-presidente da IPSS.

Por sua vez, a defesa do arguido alegou que se sabe que "não foi o ex-presidente da instituição que mandou as listagens para a Segurança Social", salientado, no entanto, que persistem dúvidas de quem fez essas listagens e de quem fez o envio.

Entretanto, a IPSS e a Segurança Social acordaram o pagamento de uma mensalidade até ao ressarcimento dos 41 mil euros.

A Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro tem como missão prestar apoio a crianças e jovens, à família e a idosos, tendo celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real acordos de cooperação nas respostas sociais centro de dia e serviço de apoio domiciliário.



PARTILHAR:

Mogadouro acolhe em Bemposta 700 mascarados de 70 grupos europeus

Desmantelada principal célula de distribuição de cocaína e heroína em Bragança