O advogado Carlos Magalhães é o candidato do PS à Câmara de Alijó e quer transformar aquele concelho do distrito de Vila Real num “polo de atratividade” e “num centro de investimento” de toda a região.

Com 46 anos, Carlos Magalhães assume a liderança da candidatura socialista às eleições de 26 de setembro que tem como slogan “Construir Alijó”.

“Sinto que Alijó tem um grande potencial de crescimento, tem condições geográficas e de território que são ímpares, tem pessoas que são das mais capazes e audazes que conheço, mas não obstante tudo isto a verdade é que continua a ser um dos concelhos mais pobres e envelhecidos do país”, afirmou.

Carlos Magalhães preconiza uma “mudança de rumo” para o município que quer transformar num “polo de atratividade" e "num centro de investimento" de toda a região”, criando a "marca Alijó”.

Na sua opinião, é preciso dinamizar as freguesias e criar “aldeias seniores”, onde os idosos possam “ter tudo aquilo que precisam sem sair das suas casas”, ou seja, sem a sua institucionalização.

“O nosso concelho tem um enorme potencial turístico, com o rio Douro, o Tua e o Tinhela e não se vê do lado da autarquia a dinamização deste potencial”, frisou.

O candidato quer transformar a estrada Pinhão – Alijó numa via turística e propõe a criação de roteiros, aliando a paisagem ao património, nomeadamente o religioso.

A agricultura, com destaque para a vinha, e a floresta são importantes para o concelho e Carlos Magalhães defende uma aposta na manutenção e reforço dos caminhos agrícolas.

Garantiu ainda que, se for eleito, estudará a possibilidade de ser o município a potenciar, ou ele próprio suportar, um seguro coletivo que proteja os produtores, designadamente aquando das tempestades de granizo.

Depois dos incêndios de 2017 que afetaram a zona norte do concelho, o candidato disse que “foram reflorestados zero metros quadrados” e defendeu que o município deve incentivar e também fazer essa reflorestação.

Nas vilas e aldeias assiste-se a “uma espécie de marasmo” e Carlos Magalhães quer que os restaurantes e cafés expandam as esplanadas para “alegrar e embelezar as ruas” com os “chapéus de sol e flores”.

O candidato defendeu ainda a introdução de incentivos, nomeadamente fiscais, para alavancar a criação de empresas.

Carlos Magalhães foi vereador sem pelouro num executivo socialista e desempenhou também o cargo de chefe de gabinete do presidente.

Renato Sampaio, antigo deputado e ex-líder da concelhia do Porto do PS, é o candidato socialista à Assembleia Municipal de Alijó.

“Assumo esta candidatura com a responsabilidade que ela encerra, mas com a convicção e com a ambição de recuperarmos o orgulho de ser alijoense e o de contribuir para colocar este concelho no lugar que já ocupou neste território duriense”, disse Renato Sampaio.

A coligação PSD/CDS-PP liderada por José Rodrigues Paredes ganhou as eleições em 2017 e conquistou quatro mandatos, enquanto ao PS foram atribuídos três.

José Rodrigues Paredes recandidata-se a um segundo mandato à frente da coligação.



PARTILHAR:

«História da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1973-2020)»

Candidato do PS à Câmara da Régua diz que concelho está estagnado