O fisioterapeuta Carlos Moura Fecha é o candidato do Chega à Câmara de Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, pretendendo “desenvolver o concelho" através da criação de emprego e oferta turística para atrair pessoas.

“O concelho de Ribeira de Pena está parado no tempo há bastantes anos. Não tem tido obras de relevo lideradas pela autarquia”, sublinhou à Lusa o candidato do Chega às eleições autárquicas de 26 de setembro.

Carlos Moura Fecha, de 38 anos, natural da vila de Cerva, no concelho de Ribeira de Pena, e a trabalhar em Vila Real, pretende “projetar o concelho a nível regional e nacional em várias áreas”.

“A vila de Ribeira de Pena não consegue atrair as muitas pessoas que se deslocam ao hotel e ao Pena Aventura Parque, que fica junto ao nó da autoestrada [A24]. Grande parte destas voltam às suas casas sem visitarem a vila. É necessário criar equipamentos culturais, de valor, que atraiam visitas à sede de concelho”, apontou.

O candidato do Chega defendeu também, a nível da saúde, a fixação de médicos de família “para toda a população” e a “criação de algo inédito, serviço de fisioterapia ao domicílio, uma mais-valia para os idosos que têm bastantes dificuldades de locomoção”.

A nível da agricultura, a candidatura do Chega pretende “apoiar de forma séria a criação de gado no concelho”, criar “uma associação de apicultores para a produção de mel e derivados para que as vendas aumentem de forma significativa”.

E ainda criar um apoio mensal aos ex-combatentes do concelho para que “não sejam esquecidos”.

O fisioterapeuta destacou também a aposta no desporto “para além do futebol” como provas de atletismo, ‘trail’ ou MMA [artes marciais mistas].

Carlos Moura Fecha referiu ainda que deve existir a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ribeira de Pena, “que está obsoleto”, e o melhoramento de algumas estradas no concelho.

Para a fixação de população num concelho que “tem vindo a perder população de forma significativa”, o candidato do Chega defendeu que o emprego “deve ser criado por empresas privadas”, através da atração desse investimento.

“É fundamental que as pessoas não estejam dependentes da autarquia ou das misericórdias para terem emprego, algo que acontece em muitos concelhos pequenos. O decréscimo da população prova que as medidas adotadas pelos grandes partidos não resultaram, levou a uma razia devido à emigração dos nossos jovens”, referiu.

Carlos Moura Fecha lançou ainda um desafio aos restantes candidatos à Câmara de Ribeira de Pena para a realização de um debate de ideias público sobre o concelho, salientando que “é algo que nunca aconteceu”.

O candidato à Câmara de Ribeira de Pena explicou que nunca tinha sido filiado em qualquer partido antes de assumir a candidatura pelo Chega, destacando ser “uma pessoa comum, não politizada que pretende atrair pessoas e desenvolver o concelho”.

Além da candidatura de Carlos Moura Fecha à Câmara, o Chega candidata ainda Marta de Jesus à Assembleia Municipal.

A autarquia de Ribeira de Pena é liderada desde 2013 por pelo Partido Socialista. Nas eleições de 2017 João Noronha foi eleito presidente da Câmara, com o PS a assegurar três mandatos e o PSD dois.

Além de Carlos Moura Fecha pelo Chega, candidatam-se às eleições autárquicas o atual presidente João Noronha (PS) e Carlos Alberto Carvalho (coligação PSD/CDS-PP).



PARTILHAR:

Campanha de apoio à esterilização de cães e gatos 2021

Todos os utentes e colaboradores do Lar de Urrós em Mogadouro dados como curados