O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, anunciou que irá ser criada uma linha de apoio aos emigrantes, capaz de auxiliar os portugueses no novo país de acolhimento.

Esta é uma das ideias que consta das conclusões do Conselho Geral da Cáritas, que esteve reunido em Leiria desde sexta-feira.

Este domingo, naquele que foi o último dia de trabalhos, Eugénio Fonseca revelou que esta iniciativa justifica-se perante o aumento da emigração nos últimos tempos, que resulta «da falência de empresas, sobretudo na área da construção civil«.

Para desenvolver esta ideia, pode ler-se no documento da Cáritas que dá conta das conclusões do Conselho Geral, «está marcado para os dias 18 e 19 de abril, em Lisboa, um encontro entre responsáveis das Cáritas e das capelanias, bem como de responsáveis desta área da pastoral em Portugal«.

O responsável pela Cáritas frisa que «já foi manifestada disponibilidade por parte da secretaria de Estado das Comunidades [Portuguesas] para prestar apoio financeiro às capelanias para um apoio imediato em alimentação e abrigo aos emigrantes».

Contudo, Eugénio Fonseca alerta que, para além de se avançar para o desenvolvimento de «programas comuns de proteção a portugueses que se encontram completamente desenraizados», é também necessária uma campanha de sensibilização antes da sua partida, de forma a prevenir situações de emergência social.



PARTILHAR:

«Situações de emergência social»

Inaugurou Centro de Hemodiálise