A campanha “Abre asas até Mondim” decorre em março para atrair visitantes e esbater a sazonalidade neste concelho através da gastronomia, peças de teatro e iniciativas desportivas, como uma descida em bicicleta da Senhora da Graça.

“É um programa integrado de promoção do território que o município está a desenvolver precisamente neste período de desconfinamento e de alívio das restrições impostas pela pandemia de covid-19. Queremos que o mês de março seja um período de libertação”, afirmou hoje o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Moura Ferreira.

O objetivo é, acrescentou, desafiar à visita deste território do distrito de Vila Real, promovendo “três produtos estratégicos” que são a gastronomia, cultura e o desporto natureza.

“Criámos um programa abrangente para que nos visitem e possam desfrutar daquilo que são as nossas grandes referências, nomeadamente a nossa gastronomia, a nossa oferta cultural e o nosso património natural”, acrescentou Bruno Moura Ferreira.

Neste concelho, palco de uma das etapas míticas da Volta a Portugal em bicicleta, a aposta vai para o desporto de natureza, com caminhadas temáticas e a iniciativa “Senhora da Graça ao Baixo”, a decorrer a 26 de março.

Nesse dia, o desafio é para descer em bicicleta o monte Farinha, no alto do qual está o Santuário da Senhora da Graça, em sentido inverso ao da prova nacional de ciclismo.

Esta iniciativa é apadrinhada pelo antigo ciclista Joaquim Gomes, que conquistou algumas vitórias nesta etapa.

Até lá, realizam-se quatro fins de semana gastronómicos, com início já no próximo, e, em cada um deles, os restaurantes aderentes colocam em destaque um prato típico deste território, como os milhos, couves com feijões, posta ou cabrito e arroz de cabidela.

“Cada pessoa que consuma nos restaurantes aderentes durante estes fins de semana irá receber um 'voucher' de desconto que, depois, poderá gastar no comércio local ao longo do mês de março. É uma campanha que visa uma atração integrada do território e alavancar a economia do concelho”, salientou o presidente.

Entre sábado e 27 de março decorre também a 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro Miguel Torga, organizado pelo Teatro Amador Mondinense (TAM) e que coloca em destaque a "grande tradição teatral” do concelho.

Este ano o festival conta com seis espetáculos diferentes e oito sessões. As peças são protagonizadas pelas companhias TAM, Estação Teatral das Beiras (ESTE), Palmilha Dentada, Ilha da Madeira, Ateliê voador — Cia de Teatro e o Teatro Amador do Pombal.

A campanha “Abre asas até Mondim” é organizada pelo município, resulta de uma parceria com o núcleo empresarial e os comerciantes do concelho e tem como objetivo “alavancar o setor económico", depois das dificuldades sentidas no período pandémico.

Bruno Moura Ferreira referiu que o concelho de Mondim de Basto verificou um aumento de visitantes nos meses de verão, nestes dois últimos anos coincidentes com a pandemia.

“O que queremos com esta iniciativa é antecipar a vinda dos turistas e ajudar a economia local neste período de menor procura”, afirmou o autarca, destacando a necessidade de esbater a sazonalidade.



PARTILHAR:

Valpaços desenvolve campanha de solidariedade com o Povo Ucraniano

Mina de litio levanta preocupações com a água em ano de seca