O presidente da Câmara de Valpaços alertou hoje para “o perigo” na Estrada Nacional 213 (EN213) onde se acumulam neveiro e fumo denso proveniente de uma fábrica, que estarão na origem de vários acidentes que têm ocorrido naquela via.

A tomada de posição do autarca do distrito de Vila Real surgiu depois de um choque em cadeia que ocorreu às 09:30, envolveu cinco automóveis e um pesado e provocou quatro feridos ligeiros.

O acidente ocorreu entre a freguesia de Rio Torto, concelho de Valpaços, e os Eixes, concelho de Mirandela, e a via esteve cortada durante cerca de uma hora e meia.

No local, esta manhã a visibilidade era fraca devido a uma acumulação de nevoeiro e de fumo proveniente de uma indústria de extração de óleo de azeitona que se localiza já no concelho de Mirandela.

Amílcar Almeida falou numa “parede de fumo e nevoeiro” que normalmente surge entre às 06:00 e as 10:00 da manhã e que “compromete indiscutivelmente a visibilidade, a segurança e o tráfego rodoviário”.

“Neste período quase não se consegue passar naquela estrada”, afirmou.

O autarca disse que o problema se tem vindo a intensificar e quis alertar para o “perigo instalado” naquela estrada porque, segundo salientou, o município não obteve qualquer resposta aos ofícios que tem enviado para diversas entidades, como a Infraestruturas de Portugal (IP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Regional de Economia.

“No troço da EN213 e da variante à EN213 são sucessivos os dias em que ocorrem acidentes. Sabemos que se encontra a laborar nesse espaço, em Eixes, uma indústria de extração de óleo de azeitona e também sabemos que esse troço está sujeito a nevoeiros densos e, portanto, há uma mistura do nevoeiro com os fumos provenientes dessa fábrica”, explicou.

Amílcar Almeida fala em “variados acidentes”, dos quais “não resultaram, até ao momento, mortes” e frisou que a autarquia tem efetuado vários alertas junto das entidades competentes e reivindicado a “adoção de medidas urgentes com o intuito de evitar situações graves e dramáticas como as que têm sucedido”.

Isto, apesar de se tratar de um troço de estrada que sai fora da competência da câmara de Valpaços e de uma indústria a cujo licenciamento o município também é alheio.

“Não estamos contra a indústria, estão em causa postos de trabalho, mas queremos que seja feito algo no sentido de minimizar o prejuízo que tem vindo a acontecer. Tem de ser feito algo e antes de resultarem mortes”, salientou.

O autarca disse ainda que a população da área e os utentes da estrada se têm mostrado preocupados com a situação.

Segundo dados oficiais, em 2019, foram registados seis acidentes naquele troço da EN213, que provocaram num total de sete feridos.



PARTILHAR:

Ministério da Educação quer criar rede mundial de "escolas magalhânicas"

Macedo com maior número de percursos pedestres certificados