A Câmara de Alijó anunciou hoje um investimento de cerca de meio milhão de euros na ciclovia do Campo Meão, que vai ligar ao longo de 7,4 quilómetros a sede do concelho, Favaios e Sanfins do Douro.

“O objetivo desta obra é introduzir padrões de mobilidade sustentável, permitir a ligação dos três principais polos urbanos e populacionais, encurtando a distância entre eles, e promover um estilo de vida mais saudável e ativo”, afirmou o presidente da Câmara de Alijó, José Rodrigues Paredes.

A empreitada, que se insere no Plano de Acessibilidades e Mobilidade Urbana Sustentável, representa um investimento que ronda o meio milhão de euros, com financiamento comunitário na ordem dos 302 mil euros.

A ciclovia vai ter 7,4 quilómetros e vai unir os três principais polos urbanos e populacionais do concelho, através do Campo Meão, tendo início no lado poente de Alijó, passando por Favaios e terminando no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Sanfins do Douro.

A autarquia adiantou que o projeto inclui a criação de zonas de estacionamento para bicicletas, bebedouros e bancos, nas três localidades.

Com esta obra, o município de Alijó “pretende promover a mobilidade sustentável através do incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte menos poluente”.

O presidente José Rodrigues Paredes assinou hoje o contrato de execução da ciclovia do Campo Meão, que foi adjudicada à empresa João Manuel da Silva Teixeira e Filhos Lda., na sequência do concurso público.

Em comunicado, o município referiu que as obras “deverão arrancar em breve” e têm a “duração prevista de 12 meses”.

Segundo a autarquia do distrito de Vila Real, o contrato vai agora ser submetido a visto do Tribunal de Contas e só depois será feita a consignação.



PARTILHAR:

UTAD dá a conhecer primeiro impressor e livro em português

GNR de Vila Real deteve casal suspeito do crime de lenocínio