A Câmara do Peso da Régua anunciou hoje que vai instalar um centro de rastreio ao novo coronavírus no Hospital D. Luiz I, em articulação com um laboratório de análises clínicas privado.

A autarquia do distrito de Vila Real salientou, em comunicado, que o centro de rastreio estará pronto a funcionar no decorrer da próxima semana neste hospital que se encontra fechado desde 2016.

O município explicou que o “centro de rastreio permitirá a realização de testes diários, com a possibilidade de a capacidade inicial ser reforçada em função da evolução do contágio em Portugal e, muito particularmente, no território”.

“Os rastreios serão efetuados a pessoas suspeitas de serem portadoras do vírus, com referenciação médica e mediante marcação”, acrescentou.

A Câmara do Peso da Régua disse ainda ter apresentado esta intenção à Administração Regional de Saúde (ARS) Norte e ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro, para que “ambas as entidades possam ser parceiras” deste projeto que “garantirá maior rapidez na assistência, encaminhamento e tratamento das pessoas que possam estar infetadas neste território”.

Já na quarta-feira, a Câmara do Peso da Régua informou que estava a proceder à limpeza da unidade hospitalar para criar condições para acolher doentes e ajudar a combater a pandemia da covid-19.

Na altura, o presidente do município, José Manuel Gonçalves, referiu que o Hospital D. Luiz I “dispõe de condições higiénico-sanitárias que permitirão, em caso de necessidade, albergar e tratar um número significativo de pessoas”.

“Esperamos que o pior não aconteça, mas estaremos prontos para avançar e proteger todos aqueles que precisarem de nós”, frisou.

O Hospital D. Luiz I encerrou no dia 03 de março de 2016, após ter sido detetada ‘legionella’ na rede de água deste edifício, onde apenas estava em funcionamento um piso, designadamente o do internamento.

O serviço de Proteção Civil Municipal está também a definir no espaço público, junto às farmácias da cidade, zonas de espera para os utentes, com espaçamento de segurança.

Nesse sentido, o município apela para que sejam cumpridas as distâncias de segurança definidas.

A autarquia do distrito de Vila Real tem reforçado diariamente as medidas preventivas contra a pandemia.

O pagamento de parquímetros na cidade foi suspenso, por tempo indeterminado, depois de uma proposta apresentada pela câmara à empresa exploradora dos lugares de estacionamento pago, a Datarede S.A.



PARTILHAR:

Valpaços pede aos emigrantes "responsabilidade"

Alfândega da Fé acionou o Plano de Emergência de Proteção Civil