É já nos dias 7 e 8 de outubro que a Aldeia de Bruçó, no concelho de Mogadouro, é palco do Dia da Castanha, um evento com diversas atividades para todos os visitantes, uma organização da Junta de Freguesia de Bruçó juntamente com a recém-criada Associação dos Velhos e Chocalheiro de Bruçó.

Outubro começa com um fim de semana com diversas atividades em Bruçó, expositores de produtos regionais, desfile de Máscaras pelas ruas estreitas da aldeia, com a presença do “Velhos” e “Chocalheiro” de Bruçó, “Mascarão e Mascarinha” de Vilarinho, “Velho Chocalheiro” de Vale de Porco, “Caretos” de Lazarim e mais dois grupos de máscaras de Espanha, workshop de Rosas, confeção de um doce típico orientado pela Prof.ª Lídia Graça.

Durante o fim de semana os visitantes podem visualizar a projeção de uma curta-metragem, retratando os hábitos, costumes e tradições do antigamente na Aldeia de Bruçó, como por exemplo a fiação e tecelagem de linho, tapetes em palha da região, rendas e bordados regionais e a vida rural dos habitantes locais.

A gastronomia parte fundamental da identidade da região transmontana não foi esquecida, a organização promove um almoço convívio com as principais iguarias locais, inalteradas ao longo do tempo e que ainda hoje fazem a delícia dos visitantes.

Nesta zona onde é muito frequente o cultivo de castanheiros, vai ainda decorrer uma palestra para todos os produtores de castanha, que aborda as principais doenças associadas ao Castanheiro e a forma como prevenir e possíveis tratamentos. 



Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Miranda do Douro promove 1ª Fiesta de las Lhénguas

Ligares em Freixo de Espada à Cinta com eleições intercalares a 26 de novembro