As câmaras de Boticas e do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, anunciaram hoje que vão suportar os custos do transporte dos utentes com covid-19 ou que apresentem sintomas nas ambulâncias dos bombeiros.

O objetivo é, segundo estes municípios, garantir que todos tenham igualdade de oportunidades no acesso a cuidados de saúde.

O presidente da câmara de Boticas, Fernando Queiroga, explicou que uma pessoa que contacte a Linha de Saúde 24 ou se desloque ao centro de saúde e que apresente sintomas da covid-19 é automaticamente referenciada para a área de diagnóstico da zona de residência, que, neste caso, é o Hospital de Chaves.

Esta deslocação, segundo referiu em comunicado, fica “à inteira responsabilidade do utente, quer deslocando-se em viatura própria, quer recorrendo ao transporte dos bombeiros, cujo custo do serviço lhe será imputado, uma vez que, não tendo credencial emitida por médico competente, o Ministério da Saúde não custeia esse transporte”.

Para o presidente, esta é “uma situação inadmissível”.

O autarca salientou que o “concelho tem uma percentagem muito elevada de população idosa, que não tem meios próprios para se deslocar, em especial numa altura em que a rede de carreiras regulares de transportes públicos está suspensa, precisamente pela situação atual”.

“A isto acresce o facto de as pessoas terem carências económicas que as impedem se suportar estes custos adicionais”, frisou.

Atendendo a este cenário, a Câmara de Boticas anunciou que “vai suportar os encargos com o transporte dos utentes nas ambulâncias dos bombeiros”.

“Evitando, assim, que muitas pessoas, quer por dificuldades financeiras, quer pela falta de transporte para se deslocarem, se inibam de recorrer aos serviços de saúde competentes, mesmo evidenciando sintomas passíveis da covid-19, o que, num curto espaço de tempo, se poderia transformar numa verdadeira calamidade social no nosso concelho”, afirmou Fernando Queiroga.



PARTILHAR:

Régua assegura transporte a doentes com covid-19 ou sintomas

Deram negativo testes feitos em lar da Régua após caso positivo