A Câmara de Boticas canalizou, em 2016, meio milhão de euros para apoios sociais que vão desde o incentivo à natalidade, atribuído a 29 bebés, à ajuda aos idosos e às bolsas de estudo concedidas a 30 universitários.

A autarquia do distrito de Vila Real entregou hoje o subsídio à natalidade a nove bebés nascidos no concelho durante o segundo semestre de 2016, bem como os apoios a 78 idosos, no âmbito do Cartão Social do Município de Boticas, e ainda 30 bolsas de estudo a estudantes que frequentam o Ensino Superior.

No total, segundo disse o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, nasceram até ao momento 29 crianças no concelho e aos pais de todas é entregue um subsídio de mil euros no âmbito do programa "Enxoval do Bebé".

As famílias recebem ainda 50 euros mensais até a criança ter três anos para ajudar nas despesas com o infantário e na compra de alimentos para o seu desenvolvimento.

O autarca referiu que a taxa de natalidade neste município "tem pelo menos estabilizado" nos últimos anos e sublinhou que este apoio financeiro pretende ser uma ajuda para minimizar as despesas das famílias.

O objetivo é ajudar a combater o despovoamento, mas Fernando Queiroga acredita que os jovens só se fixam no concelho com emprego e, por isso, sublinhou que o turismo, a par dos apoios sociais e da educação, tem sido uma das prioridades deste executivo.

O autarca referiu que o setor do turismo tem ajudado a criar alguns postos de trabalho a nível local.

Boticas é também um município afetado pelo envelhecimento e, por isso, o município criou o Cartão Social do Município que atribui aos mais velhos descontos na fatura da água, ajuda na aquisição de medicamentos ou de próteses.

"Também não queremos que as dificuldades financeiras impeçam os nossos jovens de tirar um curso superior e, por isso, atribuímos bolsas de estudo para que, quem quiser, não deixe de estudar", frisou o presidente.

A estes apoios somam-se ainda as ajudas dadas na área da educação, como a oferta de livros escolares.

A aposta da autarquia na área social vai manter-se em 2017, com uma verba idêntica de meio milhão de euros já reservados para o próximo ano.

O orçamento da autarquia para 2017 é de 11,1 milhões de euros, mais dois milhões de euros que este ano.
Lusa



PARTILHAR:

Investigadores avaliam bem-estar de animais selvagens em cativeiro

UTAD propõe um alcoolímetro inovador