O Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje para a falta de aquecimento na Escola Básica 2/3 José dos Anjos, em Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, reclamando ao Governo uma intervenção “com a maior brevidade”.

“As condições de aprendizagem ficam prejudicadas num ambiente húmido, com frio e sem equipamentos adequados. É urgente assegurar condições de trabalho adequadas para estudantes, professores e funcionários”, salientou o partido.

Através de uma pergunta dirigida ao Ministério da Educação e entregue hoje na Assembleia da República, a deputada do BE Joana Mortágua quer saber se o Governo conhece a falta de condições daquela escola do distrito de Vila Real e questionou sobre que “medidas imediatas, ainda neste inverno, vão ser implementadas para responder ao problema de falta de aquecimento”.

A parlamentar perguntou ainda para quando está “prevista a realização das obras necessárias para a reposição de condições regulares de utilização da escola”.

A intervenção do BE surge depois de, a 16 de janeiro, alunos, professores e pais da EB 2/3 José dos Anjos se terem manifestado, com mantas e cartazes, para alertar para o aquecimento do edifício que “praticamente não funciona”. O protesto coincidiu com uma altura em que caiu neve neste distrito.

Por isso, de acordo com o partido, numa região que atinge temperaturas “muito baixas” esta situação leva a que a comunidade tenha que levar os “seus equipamentos de aquecimento para as salas de aulas”.

Segundo o BE, desde da sua construção, esta escola só teve “duas intervenções: a retirada do fibrocimento do telhado e a substituição da caixilharia”.

“O edifício apresenta vários problemas relacionados com o isolamento térmico e com a humidade. Há muita humidade dentro das salas e, inclusivamente, chove em algumas delas. Outras queixas são a situação do material informático completamente obsoleto e uma ligação muito lenta à ‘Internet’”, explicou o partido.

Para o BE, esta “é uma situação preocupante, que exige uma intervenção na escola dentro da maior brevidade”.

Naquele estabelecimento de ensino, inserido no Agrupamento de Escolas de Valpaços, estudam 300 alunos.



PARTILHAR:

UTAD vai ao encontro de crianças e jovens no Dia das Mulheres na Ciência

Incêndio habitacional em Souto