A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) também vai concorrer às eleições para a Casa do Douro, que se realizam no próximo domingo. Depois da lista A, afecta ao actual presidente, Manuel António Santos, e da que resulta do Movimento Pró-Douro, de Mário Abreu Lima, foi a vez daquela associação filiada da Confederação Nacional de Agricultura, se revelar, esta segunda-feira, em Vila Real.

A Avidouro conseguiu formar listas em seis dos 17 concelhos da região: Alijó, Armamar, Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. O dirigente da associação, Armando Carvalho, revelou que o principal objectivo é \"estarem representados no Conselho de Vitivinicultores da Casa do Douro\". No domingo serão eleitos 75 dos 125 membros daquele órgão que, a seguir, escolherão a direcção e os restantes corpos sociais. Armando Carvalho justifica que é preciso dar à Casa do Douro \"uma nova vida e uma nova equipa\", capaz de poder \"responder aos desafios que se colocam pela frente\". Um deles é \"soltar-se das dívidas e das amarras dos credores\" e depois \"valorizar a excelência dos vinhos da região\", afirmando-se como um \"esteio\" da produção.

A negociação do estatuto da Casa do Douro (associação pública ou privada) com o Governo é uma das propostas, bem como a renegociação dos protocolos que hoje são \"focos de discórdia entre a actual direcção e o Governo\".

Para tratar de todos dossiês sem resolução à vista, defende um \"plano de salvação da Casa do Douro\". Um desses dossiês é a participação na Real Companhia Velha que até pode \"necessitar de um referendo\" para se apurar o que mais interessa aos lavradores.



PARTILHAR:

Crime de desobediência

«Consequências da globalização»