Um avião anfíbio que estava a participar no combate aos incêndios caiu hoje na região de Foz Coa, não existindo ainda “detalhes sobre a ocorrência”, disse o comandante nacional da Proteção Civil.

Segundo André Fernandes, já foram enviados meios para o local, nomeadamente um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica, meios de busca e salvamento da Força Aérea, meios dos bombeiros dos distritos da Guarda e de Bragança, elementos da Polícia Marítima, além de um helicóptero de coordenação da Proteção Civil.

“Confirmamos a queda de um avião anfíbio […] na região de Foz Coa, neste momento ainda não há detalhes sobre a ocorrência, mas forma despachados os meios diferenciados conforme consta no protocolo”, afirmou o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no ‘briefing’ sobre o ponto de situação dos incêndios, em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa).

Ainda segundo André Fernandes, o avião era “tripulado apenas por um piloto”, tendo o alerta para o acidente sido dado pelas 20:00.

O piloto de um avião anfíbio de combate a incêndios morreu após a queda da aeronave que pilotava se ter despenhado, numa vinha da Quinta do Crasto, em Castelo Melhor, concelho de Foz Coa , disse à Lusa o presidente da câmara.

“O óbito do foi decretado no local pela equipa médica do helicóptero Instituto Nacional de Emergência Médica(INEM). O corpo do piloto ficou carbonizado e o avião anfíbio completamente destruído, não se conseguindo conseguindo identificar o modelo, mas tudo indica que se trata de um  Fire Boss" , disse João Paulo Sousa.

De acordo com o comandante Nacional de Proteção Civil, André Fernandes,já foram enviados meios para o local, nomeadamente um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica, meios de busca e salvamento da Força Aérea, meios dos bombeiros dos distritos da Guarda e de Bragança, elementos da Polícia Marítima, além de um helicóptero de coordenação da Proteção Civil.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários vai mobilizar equipas de investigação de maneira a estar no local ao nascer do dia de amanhã.

 

Piloto morre em Foz Côa em queda de avião de combate a fogos (ATUALIZADA)

O piloto de um avião anfíbio de combate a incêndios perdeu vida após a queda da aeronave que pilotava, numa vinha da Quinta do Crasto, em Castelo Melhor, concelho de Foz Côa, disse à Lusa o presidente da câmara.

“O óbito foi decretado no local pela equipa medica do helicóptero Instituto Nacional de Emergência Médica. O corpo do piloto ficou carbonizado e o avião anfíbio complemente destruído, na se conseguindo edificar o modelo mas tudo indica Fire Boss , disse João Paulo Sousa.

De acordo com o comandante Nacional de Proteção Civil, André Fernandes, já foram enviados meios para o local, nomeadamente um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica, meios de busca e salvamento da Força Aérea, meios dos bombeiros dos distritos da Guarda e de Bragança, elementos da Polícia Marítima, além de um helicóptero de coordenação da Proteção Civil.

Segundo disse à Lusa o comandante Distrital de Operações e Socorro de Bragança, Noel Afonso, a aeronave anfíbia encontrava-se a operar num incêndio florestal em Urros, no concelho de Torre de Moncorvo, “há algumas horas” e que segundo pagina a Autoridade Nacional de Emergência  e Proteção Civil (ANEPC estava às 21:35, com 56 operacionais e 20 veículos.

“A aeronave teve de ir abastecer ao rio Douro, na zona de Foz Côa, quando se deu o acidente”, concretizou o comandante.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários vai mobilizar equipa de investigação de maneira a estar no local ao nascer do dia de amanhã.

 

António Costa lamenta morte de piloto em queda de avião de combate a fogos

 

 primeiro-ministro, António Costa, lamentou hoje a morte do piloto do avião anfíbio de combate a incêndios, após a queda da aeronave que pilotava se ter despenhado, em Castelo Melhor, no concelho de Foz Coa.

“Foi com grande consternação que tomei conhecimento do falecimento do piloto que operava uma aeronave que caiu esta tarde no combate ao incêndio em Torre de Moncorvo. Endereço as mais sentidas condolências à família e amigos”, pode ler-se, na publicação de António Costa na rede social Twitter.

O chefe do governo português transmitiu ainda a todos os operacionais no terreno, na mesma publicação, uma palavra de “solidariedade e agradecimento pelo empenho e dedicação no combate aos incêndios que têm fustigado” o país.

João Paulo Sousa, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, confirmou à agência Lusa que o piloto de um avião anfíbio de combate a incêndios perdeu vida após a queda da aeronave que pilotava se ter despenhado, numa vinha da Quinta do Crasto, em Castelo Melhor.

“O óbito foi decretado no local pela equipa médica do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica. O corpo do piloto ficou carbonizado e o avião anfíbio complemente destruído, não sendo possível identificar o modelo, mas tudo indica ser Fire Boss”, referiu o autarca de Foz Côa, distrito da Guarda.

Segundo disse à Lusa o comandante Distrital de Operações e Socorro de Bragança, Noel Afonso, a aeronave anfíbia encontrava-se a operar num incêndio florestal em Urros, no concelho de Torre de Moncorvo, “há algumas horas” e que segundo pagina a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estava às 22:00, com 57 operacionais e 21 veículos.

“A aeronave teve de ir abastecer ao rio Douro, na zona de Foz Côa, quando se deu o acidente”, concretizou o comandante.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários vai mobilizar equipa de investigação de maneira a estar no local ao nascer do dia de amanhã.

 

PR manifesta pesar pela morte de piloto em queda de avião de combate a fogos (ATUALIZADA)

 

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa manifestou hoje “pesar muito profundo” pela morte do piloto do avião de combate a incêndios, após a queda da aeronave que pilotava se ter despenhado no concelho de Foz Coa.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava à estação CNN Portugal, endereçou uma mensagem de solidariedade à família do piloto, realçando que este foi “vítima do seu serviço à comunidade” de "combate aos incêndios".

O chefe de Estado adiantou que o piloto serviu na Força Aérea portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa indicou ainda que tenciona estar presente nas cerimónias fúnebres.

“É um momento doloroso, precisamente quando parecia que o panorama global nesta semana de pico [de incêndios] estava a ter uma evolução de moderação e estabilização”, referiu.

O Presidente da República manifestou também uma “palavra de pesar e de coragem” para aqueles “que estão a combater e vão continuar a combater os fogos”.

 

Luís Montenegro diz que morte de piloto em Foz Côa é "uma injustiça"

 

Lisboa, 15 jul 2022 (Lusa) – dizendo ser “uma injustiça” que “choca profundamente”.

“Perder a vida a cumprir a missão de proteger pessoas e bens, enfrentando riscos individuais a favor de todos nós, é uma injustiça que nos choca profundamente”, escreveu no Twitter o líder social-democrata.

Luís Montenegro endereçou ainda as “muito sentidas condolências à família do piloto que hoje faleceu a combater este flagelo que são os incêndios”.

 

MAI diz que morte de piloto de avião de combate aos fogos é "momento trágico"

O ministro da Administração Interna lamentou hoje a morte do comandante-piloto de um avião de combate a incêndios, solidarizando-se neste “momento trágico” com todos os que prestam “um serviço inestimável” na luta contra os fogos.

“Apresento as mais sentidas condolências à família do comandante-piloto que hoje faleceu na sequência de um acidente com um avião de combate a incêndios, enquanto operava no combate a um incêndio em Torre de Moncorvo, Bragança”, lê-se numa nota do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Classificando o momento como “trágico”, José Luís Carneiro endereça “uma palavra de solidariedade a todos aqueles que, de forma empenhada, profissional e generosa, prestam um serviço inestimável ao país no combate aos incêndios”, salientando que os seus pensamentos estão com todos os que integram “este esforço nacional”.

“Estendo este voto de profundo pesar aos amigos e colegas que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais”, acrescenta o ministro da Administração Interna, agradecendo também às autoridades que cooperaram nas operações de resgate.

 

Santos Silva diz que morte de piloto de avião de combate aos fogos é “perda enorme”

 

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, lamentou hoje a morte do comandante-piloto de um avião de combate a incêndios, no concelho de Foz Coa, considerando que é “uma perda enorme”.

“Lamento a morte do piloto da aeronave de combate aos incêndios que se despenhou hoje. É uma perda enorme. Toda a solidariedade à sua família”, destacou o presidente da Assembleia da República, numa mensagem divulgada através da rede social Twitter.

 

Forças Armadas lamentam morte de ex-piloto da Força Aérea

 

 As Forças Armadas lamentaram hoje a morte do comandante-piloto de um avião de combate a incêndios, após a queda da aeronave no concelho de Foz Coa, endereçando as condolências à família e amigos do ex-piloto da Força Aérea.

“As nossas condolências à família e amigos do ex-piloto da Força Aérea Portuguesa, que perdeu hoje a vida, na sequência da queda da aeronave que pilotava durante o combate aos incêndios, em Foz Côa. Paz à sua alma”, sublinharam as Forças Armadas na publicação na rede social Twitter.

imagem ilustrativa


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Vento forte e projeções dificultam combate em Bustelo, Chaves

Evacuadas 14 pessoas da aldeia da Petisqueira para um lugar seguro