O concelho de Vinhais poderá entrar, hoje, para o livro dos recordes do Guinness, com um enorme assador de castanhas capaz de servir, de uma só vez, sete mil pessoas.

A candidatura ao Guinness já foi formalizada e o presidente da Câmara, Américo Pereira, acredita que hoje será conquistado o título de \"maior assador de castanhas do mundo\", durante a abertura do certame \"RuralCastanea/Festa da Castanha e da Gastronomia\".

O assador é uma réplica gigante do utensílio em ferro que as famílias transmontanos utilizavam, em tempos, para assar castanhas ao serão, na lareira. Foi construído por cinco ferreiros e já está instalado no largo em frente ao pavilhão de feiras.

Serão necessários 600 quilos de lenha, transportados em cinco carros de bois, para aquecer a estrutura e assar, de uma só vez, uma tonelada de castanhas, suficiente para alimentar mais de sete mil pessoas (o concelho tem dez mil habitantes).

A castanha será oferecida e acompanhada de vinho da região, devendo o assador funcionar durante os três dias da festa da castanha, entre hoje e domingo. Esta iniciativa insere-se numa nova estratégia de valorização da castanha do concelho, que é responsável por 20 mil toneladas de produção, ou seja, um terço da produção nacional.

Vinhais pretende igualar a castanha aos enchidos regionais certificados, que, para além de uma feira anual, são responsáveis por uma dinâmica económica com unidades de transformação, cozinhas regionais e postos de venda. O presidente da Câmara acredita que \"é possível fazer o mesmo com a castanha\", começando por uma unidade industrial, que vai hoje ser inaugurada.



PARTILHAR:

Aldeias e Casa do Minho na Tasca de outubro no Trasmontano

IPB versus UTAD