O presidente do Conselho Executivo da EB2,3 e Secundária de Alijó garantiu hoje que toda a comunidade escolar vai fazer o rastreio à tuberculose, na sequência dos quatro casos da doença detectados desde Março entre os alunos.

Segundo fonte das autoridades locais de saúde, um aluno deste estabelecimento de ensino está internado no Hospital de Vila Real com tuberculose, doença que atingiu deste Março três outros alunos.

António Magalhães afirmou, em declarações aos jornalistas hoje de manhã, que nos dias 26, 27 e 28 de Setembro foi feito o rastreio a metade da comunidade escolar, designadamente aos alunos dos 8º, 9º, 10º e a uma turma do 7º ano.

Em Outubro, segundo o responsável, será feito o rastreio aos restantes alunos dos 5º, 6º, 11º e 12º anos, tal como professores e funcionários.

António Magalhães referiu ainda que é normal «haver preocupações» por parte dos alunos, professores e pais, tanto mais que «esta doença não é uma mera constipação».

As aulas, segundo fonte da escola, estão a decorrer normalmente, embora estejam a ser dadas de portas abertas para permitir a circulação do ar.

O adjunto da delegada regional de Saúde do Norte, Manuel Pinheiro, adiantou à Lusa que o aluno internado faz parte de um grupo de quatro estudantes daquele estabelecimento de ensino a quem foi diagnosticada a doença e que desde Março estão a ser tratados no Hospital de Vila Real.

Segundo o responsável, na sequência da identificação dos casos foram tomadas todas medidas de precaução, não existindo motivo para alarme.

Adiantou que a delegação de Saúde de Alijó está «tentar apurar a origem dos casos».



PARTILHAR:

Tuberculose na Escola

Um pote de ferro para o Guinness