O Ministério da Agricultura homologou o Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça (Ampliação do Bloco Norte), no concelho de Alfândega da Fé.

“A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes hoje quatro novos projetos de regadio no valor de 50 milhões de euros, beneficiando cerca de 13 mil hectares, foi anunciado., em comunicado, o executivo.

Os projetos em causa são o Aproveitamento Hidroagrícola de Mortágua (Bloco da Macieira), no concelho de Mortágua, o Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul (Bloco da Marateca), no concelho de Castelo Branco, o Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça (Ampliação do Bloco Norte), no concelho de Alfândega da Fé, e o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivo bloco de rega (fase 1), que integrará o perímetro de Alqueva.

No total, vão ser beneficiados cerca de 13 mil hectares aos quais “está associado um valor de apoio ao investimento superior a 50 milhões de euros”.

Para Maria do Céu Antunes, o regadio “é absolutamente fundamental, pois para além de ser um fator de resiliência face às alterações climáticas contribui para a valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva”.

PE // MSF Lusa; Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Niveis de risco dos concelhos de Trás-os-Montes

Sobe para 30 o número de casos no lar de São Martinho