O município de Mogadouro apresentou publicamente no sábado (na Feira dos Gorazes) a primeira monografia deste concelho, nove anos após a sua conclusão, com um conteúdo que se situa no período cronológico entre a pré-história até atualidade.

“Esta obra [História do Concelho de Mogadouro - Monografia] é um legado imprescindível que permite descobrir as nossas origens, quem somos, os caminhos que percorremos, como nos fomos agregando, à totalidade do nosso país e do mundo, como fomos construindo a nossa identidade, desde os primórdios da existência de Mogadouro”, disse à Lusa o presidente da câmara, António Pimentel.

O trabalho é da autoria de Raquel Patriarca, Flávio Miranda e Miguel Moreira que contou com o apoio científico de Conceição Meireles Pereira e Teresa Soeiro, ambas da Universidade do Porto (UP).

Esta trabalho está divido em seis capítulos, que ao longo de cerca de 500 páginas caracterizam a terra o nome, as gentes, o passando pela origem de Mogadouro, o concelho na idade média, época moderna, Mogadouro contemporâneo, terra de tradições e um retrato do presente.

De acordo com António Pimentel, este trabalho ficou concluído, mas esquecido, há mais de oito anos “e só agora viu a luz do dia”.

“Foram várias as razões que impediram a publicação desta obra, estando pronta a editar há cerca de oito anos e que o anterior executivo (PS), não andou com a iniciativa para a frente. Decidimos editar este trabalho porque reconhecemos a importância essencial que tem para os munícipes do nosso concelho”, vincou o autarca social-democrata.

Para o mentor desta monografia e antigo presidente da câmara de Mogadouro (PSD) António Moraes Machado, desta obra emerge uma riqueza arquitetónica religiosa, arqueológica, etnográfica e urbanística e o temperamento das gentes de Mogadouro.

O concelho de Mogadouro estende-se por 758 quilómetros quadrados que abrigam 56 povoações, sendo que duas encontram-se despovoadas desde a década de 90 do século XX.



PARTILHAR:

Esculturas restauradas de dois anjos do século XVII expostas na Sé de Miranda

UTAD coloca mais 33 alunos e IPB mais 73