Cinco alunos da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, de Peso da Régua, Vila Real, venceram a 13ª edição do Medea, promovido pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e pela REN – Redes Energéticas Nacionais, foi hoje anunciado.

Destinado a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral, o Medea foi instituído em 2008 e é dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional, refere o comunicado.

O anúncio da vitória da Electroteam foi feito hoje, durante a 23ª Conferência Nacional de Física, que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. No evento foi ainda atribuída uma menção honrosa à equipa “Xosmics” da Escola Secundária de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, acrescenta a nota de imprensa.

“O trabalho da Electroteam, baseado em medições feitas junto a um poste de Muito Alta Tensão e recorrendo a dados da Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante, concluiu que não existem efeitos nocivos para a saúde pública nas proximidades das infraestruturas que suportam as redes de transporte de energia”, descreve a publicação.

O estudo, lê-se ainda, “especifica ainda que mesmo com uma longa exposição a estas torres não existem perigos para a saúde humana, uma vez que estas linhas se encontram suficientemente afastadas do solo e das casas”.

A equipa, composta por João Pedro Almeida, Leandro Souto, Miguel Fonseca, Bruno Pereira e João Morais teve a coordenação dos professores Paulo Almeida e Ana Silveira e, no trabalho, “mediu também as emissões de aparelhos domésticos (…) como o frigorífico, o aquecedor ou o secador, mas foi surpreendida com a medição obtida junto do micro-ondas, já que este foi o maior valor registado de todas as medições efetuadas, incluindo as realizadas por baixo de uma torre de transporte de energia”, lê-se ainda.

Citado pelo comunicado, o docente Paulo Almeida afirmou que “a Física deve ser ensinada para que os alunos compreendam os fenómenos naturais e os mecanismos tecnológicos para conceber a base do conhecimento científico e as suas implicações na sociedade, no ambiente e nas tecnologias. Será um contributo para o aluno/indivíduo tomar no futuro decisões livres e fundamentadas”.

 

Sobre o MEDEA:

Instituído em 2008, o MEDEA é um projeto da Sociedade Portuguesa de Física e da REN – Redes Energéticas Nacionais, dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.

Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto. Cada equipa cria então uma página internet dedicada em exclusivo ao MEDEA, na qual apresenta todos os resultados obtidos, pesquisas efetuadas e outras informações relevantes ao projeto. As equipas com os melhores trabalhos serão premiadas.



PARTILHAR:

Segundo sismo seguido no mesmo local perto de Bragança

Sismo de magnitude 2,5 registado perto de Bragança