O município de Alijó vai instalar uma linha de teleconsulta dedicada à população de Sanfins do Douro, devido ao surto provocado pelo novo coronavírus, e revelou hoje que há 41 casos ativos no concelho.

A autarquia informou, em comunicado, que houve uma atualização por parte das autoridades de saúde em relação aos dados do surto epidemiológico na Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, onde se registam 25 casos positivos de infeção, nomeadamente 12 utentes do lar de idosos e 13 colaboradores.

Segundo o município, “quatro casos considerados inconclusivos numa primeira fase acabaram por se revelar negativos”.

Dados divulgados na quarta-feira apontavam para 17 funcionários infetados naquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e 11 utentes do lar de idosos.

Os primeiros casos positivos em Sanfins do Douro foram detetados na IPSS, tendo-se alastrado depois à comunidade desta vila do concelho de Alijó, distrito de Vila Real.

Em consequência, a escola básica, o quartel dos bombeiros, o posto dos Correios e a junta de freguesia fecharam temporariamente.

O município de Alijó anunciou hoje que está a trabalhar com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Norte para a instalação de uma linha de teleconsulta dedicada à população de Sanfins do Douro, cujo número será divulgado assim que a linha estiver ativa.

A Santa Casa da Misericórdia de Alijó informou também hoje que uma enfermeira da Unidade de Cuidados Continuados Integrados fez um teste positivo ao novo coronavírus e que todos os utentes e funcionários desta valência vão ser testados.

Em todo o concelho de Alijó há, de acordo com os números divulgados hoje, 41 casos ativos e 38 pessoas em isolamento.

Desde o início da pandemia o concelho contabiliza 50 casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, e os dados oficiais referem ainda três mortos, no entanto, estes óbitos correspondem a pessoas que não residiam no concelho.

Em consequência da situação epidemiológica do concelho, a Câmara de Alijó acionou na quarta-feira o Plano Municipal de Emergência, reativou o gabinete de crise e concelou a feira quinzenal por tempo indeterminado.

Foto:AP



PARTILHAR:

IPB disponibiliza 259 vagas para a terceira fase

Caso positivo na Unidade de Cuidados Continuados de Alijó