A Câmara de Alijó está em “processo de aquisição” de 1.200 testes rápidos para rastrear todos os alunos, professores e auxiliares do agrupamento de escolas do concelho, revelou hoje o presidente.

José Paredes afirmou à agência Lusa que esta autarquia do distrito de Vila Real está a apostar numa estratégia de prevenção e referiu que a intenção é testar toda a comunidade escolar porque se teme que possa "ser um foco de desenvolvimento da doença covid-19”.

“Todo o cuidado é pouco e vamos apostar novamente na prevenção”, salientou.

O autarca explicou que o município está “num processo de aquisição de 1.200 testes rápidos, por zaragatoa” e referiu que estes testes deverão estar disponíveis, pelo INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), a partir de segunda-feira.

José Paredes disse ainda que a autarquia também procedeu à testagem dos militares do posto de Alijó da GNR e que os resultados foram todos negativos à infeção pelo novo coronavírus.

Foram testados 24 militares e esse rastreio ocorreu depois de terem sido detetados dois militares positivos.

Após um aumento significativo do número de casos positivos no concelho, com destaque para um foco em Sanfins do Douro, que foi detetado num lar de idosos e se alastrou à comunidade, José Paredes disse que “o panorama está a melhorar”.

“Felizmente, as pessoas, com muito bom senso, souberam recolher-se e seguir as normas e estou convencido de que vamos continuar no bom caminho”, salientou.

O surto em Sanfins do Douro foi detetado depois de, no âmbito de um rastreio por amostragem promovido pela Câmara de Alijó, uma funcionária da Associação Cultural e Social daquela vila ter dado resultado positivo ao novo coronavírus.

O município acionou no dia 21 de outubro o Plano Municipal de Emergência e reativou o gabinete de crise.

Alijó reativa Gabinete de Crise e promove desinfeção de espaços públicos

O Gabinete de Crise do Município de Alijó está a trabalhar diariamente para garantir o apoio a todos aqueles que se encontram em situação mais vulnerável, em resultado da evolução da pandemia de Covid-19. A Linha de Apoio Municipal está disponível todos os dias, das 9h00 às 19h00, através do 259957100.

Uma viatura do Município de Alijó está a percorrer todas as freguesias do concelho para proceder à higienização de espaços públicos, através da utilização de uma máquina de desinfeção por ozono, ecológica. Estas ações de desinfeção irão estender-se ao longo dos próximos dias.

Foi também disponibilizada a Linha de Apoio Psicossocial “Alijó + Próxima”, destinada a todos aqueles que necessitam de apoio na gestão emocional ou que estão em situação de vulnerabilidade, decorrente da pandemia Covid-19. Esta linha foi criada pelo CLDS 4G - Cidadania 4.0, em parceria com o Município de Alijó, sendo totalmente gratuita e confidencial.

O concelho tem 26 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, 114 desde o início da pandemia, e integra o grupo de 121 municípios com risco elevado de transmissão do vírus que, desde quarta-feira, estão sujeitos a medidas mais restritivas.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

“Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar”

"O investimento no regadio na região devia ser uma prioridade nacional”