A Câmara de Alijó anunciou hoje um investimento de 519 mil euros num projeto de eficiência energética, que prevê a substituição de 2.649 lâmpadas convencionais por iluminação LED e uma poupança de 91 mil euros por ano.

“Este investimento representa uma aposta em tecnologias que permitem baixar a fatura com a energia, tendo em conta os encargos consideráveis que a iluminação pública tem nas despesas anuais de energia do município, e que também contribuem para a redução das emissões de carbono”, afirmou em comunicado o presidente da Câmara de Alijó, José Rodrigues Paredes.

O projeto vai permitir uma redução de emissões de dióxido de carbono (C02) de 236,4 toneladas por ano, o que representa um redução de 65,3%.

O município do distrito de Vila Real realçou ainda a “poupança significativa”, representando uma poupança na fatura da energia de 91 mil euros por ano.

Segundo a autarquia, o Tribunal de Contas terá de proceder à atribuição do visto indispensável ao início dos trabalhos, que terão um prazo de execução de oito meses.

O projeto resultou de uma candidatura ao Norte 2020 - Eficiência e Requalificação Energética da Iluminação Pública.

A câmara anunciou também que vai proceder a obras de conservação e reparação da escola básica de Favaios, num investimento de 144 mil euros que tem um prazo de execução de oito meses.

A empreitada prevê adequar a construção antiga às novas exigências funcionais dos estabelecimentos de ensino.



PARTILHAR:

Vila Pouca de Aguiar dá apoios execionais às familias

Saúde reforçada em Bragança com atenções focadas em casos importados