A distinção é feita mais uma vez pela plataforma TasteAtlas. São vários os produtos nacionais que estão em destaque nos prémios deste ano.

Portugal tem estado em grande destaque nos prémios desde ano da plataforma TasteAtlas. Depois de ser considerada uma das melhores gastronomias do mundo, há mais produtos nacionais a ser destacados.

A alheira de Vinhais foi considerada o melhor enchido do mundo. "Pode ser consumida frita, assada no forno ou grelhada, sendo normalmente servida com batatas cozidas ou fritas e legumes cozidos a acompanhar", refere a plataforma.

A alheira de Mirandela também aparece neste top, logo em terceiro lugar. Entre os melhores estão ainda do sucuk, da Turquia, o sai oua, de Laos, ou o sângerete, da Roménia.

Nestes prémios do TasteAtlas, destaque também para as amêijoas à Bulhão Pato, consideradas uma das melhores entradas e para o pastel de nata e o pastel de Belém que estão entre as melhores sobremesas.

O Site da Câmara municipal de Vinhais reproduz a notícia e acrescenta que "A MELHOR ALHEIRA É A DE VINHAIS",  "Esta distinção aumenta o prestígio do fumeiro de Vinhais e promove o turismo gastronómico. Vinhais está de parabéns por este reconhecimento contínuo!"

A história da Alheira

Diz-se que a origem da alheira remonta aos fins do século XV e princípios do século XVI e está associada à presença dos judeus em Trás-os-Montes.

Por não comerem carne de porco, os judeus não faziam nem fumavam os habituais enchidos, sendo assim facilmente identificáveis pela Inquisição.

Decidiram assim pegar noutros tipos de carnes e envolvê-las numa massa de pão para criar a alheira.

A receita acabou por se popularizar entre os cristãos, que lhe acrescentaram enfim a carne de porco.

Esta ideia de associar o aparecimento da alheira aos judeus fixados próximo da zona raiana, para facilmente fugirem para Espanha, parece querer justificar a prática da alheira mais ajustada à terra fria transmontana.



PARTILHAR:

Ex-diretora da Escola Superior de Saúde de Bragança absolvida de peculato

Tribunal de Mogadouro decreta prisão preventiva a 5 detidos por crime organizado