Segundo o BUPi, Balcão Único do Prédio, já foi possível registar mais de 12 mil hectares de terrenos no concelho de Alfandega da Fé, distinguindo-se assim como o município piloto com maior percentagem no que toca a área georreferenciada, ocupando o primeiro lugar com 38,92%.

Resultado esse obtido através da georreferenciação de prédios de privados e através da disponibilização de informação do IFAP, Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, na plataforma BUPi referente a parcelários agrícolas. Tem sido de louvar o excelente trabalho do executivo e da equipa técnica municipal neste projeto, o que permitiu alcançar estes excelentes resultados.
Durante o ano de 2019, o empenho será o mesmo, de forma a que todos os proprietários do concelho possam registar de forma gratuita as suas propriedades rústicas.

Surgiu em Novembro de 2017 o BUPi, com o intuito de conhecer melhor o território português com recurso à georreferenciação, percebendo-se assim os limites dos terrenos bem como a quem pertencem, de modo a melhor proteger a propriedade e prevenir situações de possíveis incêndios.

Esta iniciativa a nível nacional arrancou com 10 concelhos Piloto, Alfândega da Fé, Caminha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova e Sertã, tendo como ponto focal, a expansão da georreferenciação ao restante território português.

O período para ser efetuado o registo dos terrenos, foi recentemente alargado por mais um ano, o que significa que os proprietários vão poder continuar a efetuar a georreferenciação durante o ano de 2019, dirigindo-se assim aos serviços da Conservatória, do Município ou nos solicitadores aderentes. Sem esquecer que, existe a possibilidade de efetuar a identificação dos terrenos de forma online, facilitando desta forma os proprietários e os serviços.



PARTILHAR:

O livro “O milagre de Bragança” foi traduzido para castelhano

Tribunal de Chaves agendou para sexta leitura da sentença