Os municípios transmontanos de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé juntaram-se num projeto para explorar o potencial natural e promover a atividade física das populações com o projeto “Trilhar Concelhos”, apresentado hoje.

Os dois municípios do distrito de Bragança partilham a Serra de Bornes, um dos locais naturais mais emblemáticos desta região, e vão promover em conjunto trilhos para passeios pedestres abertos a toda a população, com o primeiro marcado para abril e o último, em dezembro.

Um projeto que, como sublinhou a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, “representa uma nova atitude, a forma como os municípios têm de trabalhar no futuro: de uma forma mais cooperante, em rede e em conjunto para promover o território”.

Os dois concelhos distinguem-se pela preservação do ambiente e com várias atrações naturais, ambos integrados na Meseta Ibérica da Biosfera, Macedo de Cavaleiros com o selo de geoparque da UNESCO e o Parque Natureza do Azibo.

Alfândega da Fé está entre os municípios portugueses mais sustentáveis com a bandeira verde Eco XXI e, entre outros projetos, está a trabalhar com parceiros internacionais no LIFE para atenuar os impactos das alterações climáticas.

“Potenciar aquilo que de melhor” ambos têm é, como apontou o presidente de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, o propósito deste projeto colaborativo que, antecipou, “será o início de outros projetos” conjuntos.

A parceria entre os dois concelhos materializa-se em cinco percursos pedestres até final do ano, sempre enquadrados e valorizando eventos da época.

A primeira caminhada no âmbito do “Trilhar Concelhos” está marcada para 27 de abril, em Macedo de Cavaleiros, com a “Rota da Azenha”, centrada no território da aldeia de Morais, com passagem pelas ruínas de vários moinhos de água ali existentes.

No Dia de Portugal, Alfândega da Fé acolhe o “Trilho das Cerejas”, num percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas e, durante o qual, os caminheiros poderão provar o fruto diretamente das árvores.

A 17 de agosto a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e a “Estação de Biodiversidade de Santa Combinha” são o destino do “Trilho Ricardo Magalhães”, que terá ainda a particularidade de se tratar de uma caminhada noturna.

O “Trilho de Alvazinhos” realiza-se a 26 de outubro e terá como pano de fundo os tons de outono da serra de Bornes e as paisagens únicas sobre o vale da Vilariça, terminando na zona histórica de Alfândega da Fé.

A primeira edição dos “Trilhos Concelhios” encerra a 14 de dezembro com a “Travessia da Serra de Bornes” de uma ponta à outra.

Os dois municípios “desafiam os participantes a seguir o conselho de Miguel Torga e a irem “calcar trilho e pisar a sombra que o corpo faz na terra".

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros salientou que “este projeto nasce da vontade dos dois municípios de dar uma dimensão maior às caminhadas que já se realizam há vários anos nos dois concelhos”.

“Até pelo movimento económico que sempre se gera para o comércio local, é de grande importância valorizar as caminhadas e alargá-las a mais concelhos”, considerou a autarca de Alfândega da Fé, convicta de que a iniciativa atrairá praticantes de outras regiões do país.

O presidente de Macedo de Cavaleiros adiantou que a iniciativa poderá ser alargada a outros concelhos, na medida em que já forma “abordados por outros autarcas que mostraram interesse” na parceria.

“Existem áreas em que só faz sentido os municípios trabalharem em conjunto, pois ganham outra estrutura e dimensão, permitindo-lhes chegar a públicos que, de outra forma, dificilmente teriam capacidade para alcançar”, defendeu.



PARTILHAR:

Militar da GNR condenado a pena suspensa por tráfico de droga

Alentejo visita Terra Fria para conhecer projeto turístico