O concelho de Alfândega da Fé tem projetos no valor de 700 mil euros para reforçar e melhorar as condições de acolhimento em cinco lares deste município do distrito de Bragança, divulgaram hoje os responsáveis.

Os projetos foram desenvolvidos por cinco instituições proprietárias destas estruturas residenciais para idosos e tiveram a aprovação do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, o primeiro passo para avançar com candidaturas a financiamento de fundos europeus.

O CLAS deu hoje conta, em comunicado, da aprovação destes, que considera “importantes projetos que vão permitir a melhoria das condições de acolhimento de idosos em lares do concelho”.

Como explica, “cinco instituições apresentaram as suas propostas para ampliação, remodelação e melhoria da eficiência energética das suas estruturas residenciais que, para além de beneficiarem as condições dos lares, vão possibilitar a criação de 19 novas vagas no concelho”.

“Estes projetos correspondem a um investimento de cerca de 700 mil euros que as instituições vão candidatar a programas de financiamento nacionais e regionais, com o apoio da autarquia (Câmara Municipal)”, indicou.

Entre os projetos apresentados está a ampliação da residência sénior da Associação para o Apoio Social de Parada e do lar do Centro Social e Cultural de Gebelim, que pretendem aumentar a capacidade de resposta e acolhimento de utentes e, dessa forma, garantir a sustentabilidade das instituições.

Também o Centro Social e Paroquial de Sambade pretende remodelar e ampliar o lar, com beneficiação da área da cozinha, da área de pessoal e criação de mais duas vagas.

Já a Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé apresentou um projeto que visa a melhoria do conforto e bem-estar dos idosos, através da reabilitação energética da sua estrutura residencial para idosos em Alfândega da Fé.

O CLAS é constituído por entidades públicas e privadas, com intervenção direta ou indireta na área social, que assim formam a Rede Social.

HFI // JAP Lusa, Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Seis projetos para desenvolver o Parque Natural do Montesinho

UTAD usa tecnologia do DNA dos vinhos para a deteção rápida do COVID-19