Teve lugar em Favaios, no passado dia 05 de Novembro, a sessão de apresentação «A experiência global em turismo rural e desenvolvimento sustentável de comunidades locais».

Este programa, desenvolvido em parceria entre as Universidades de Aveiro e de Vila Real, visa analisar ao longo de um ano, as potencialidades turísticas da Aldeia Vinhateira de Favaios e da rede das aldeias onde se insere.

O ponto de partida será a identificação das potencialidades dos recursos existentes no território, tendo em vista a melhoria das condições das estadias na rede, permitindo que os turistas possam permanecer durante um maior período nas aldeias vinhateiras, ao mesmo tempo que procura melhorar a vida dos habitantes locais, bem como dinamizar as ofertas aos visitantes.

Para que o estudo possa contribuir para o bem estar das populações locais, os técnicos que vão estar no terreno a realizar estudos e a fazer levantamentos de informações, contam com a ajuda das forças vivas de Favaios que estiveram presentes nesta apresentação, nomeadamente a Junta de Freguesia de Favaios, a Adega Cooperativa e a nível cultural, da OFITEFA a oficina de teatro de Favaios. Os habitantes daquela localidade que estiveram presentes também se disponibilizaram para ajudarem os técnicos das duas Universidades.

Estas duas instituições contam já com o apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia e da CCDR-C e esperam criar mais parcerias com outras entidades.
O plano de trabalho apresentado prevê que os primeiros resultados possam ser apresentados em meados de 2012, esperando que possam mostrar os caminhos para o desenvolvimento turístico da aldeia vinhateira de Favaios.



PARTILHAR:

Devido à greve da Guarda Prisional

Sábado e domingo