Este fim de semana todos os caminhos vão dar à 37ª Feira do Fumeiro de Vinhais, que esta edição conta com 400 expositores e 50 toneladas de fumeiro, esperando receber cerca de 60 mil pessoas.

 

Aconteceu ontem, dia 9 de fevereiro, a abertura Oficial da 37ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais. No discurso da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, começou por sublinhar que o pavilhão do fumeiro é “um mega museu dos fumeiros das terras de Vinhais”. “As empresas e pessoas que participam no certame não trabalham somente para estes quatro dias, trabalham todo o ano”, afirmou Américo Pereira, acrescentando que são “são mais de trezentos postos de trabalho diretos”. O edil frisou, ainda, que “a importância e a dinâmica económica da Feira do Fumeiro de Vinhais nota-se pelos quatrocentos expositores instalados na feira, na hotelaria lotada e no empenho em melhorar este certame, ano após ano”.

Depois do autarca ter iniciado as hostes discursivas, foi a vez do presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) destacar a importância “de fazer parte da história da Capital do Fumeiro”. Fernando Freire referiu, também, “que é importante que o país perceba que existe uma dinâmica local, gente a fazer coisas e a trabalhar o ano inteiro, para que estes certames sejam um momento de exibição do seu trabalho”.

Contudo, ainda antes dos discursos, o Diário de Trás-os-Montes esteve à conversa com a principal responsável pela organização do certame, que assegurou existirem motivos de sobra para visitar aquela que “não é só uma feira do fumeiro”, mas que “é também a maior festa do concelho de Vinhais”. “Este ano pensámos em aliar a tradição com a modernidade fazendo aqui algumas receitas bem contemporâneas e muito atrativas com o fumeiro de Vinhais”, declarou Carla Alves, momentos antes da abertura do certame, sublinhando a importância de receitas simples que possam ser confecionadas durante todo o ano, até para aumentar as vendas do próprio fumeiro. A diretora asseverou que são comercializadas cerca de 50 toneladas de fumeiro, garantindo um controlo de qualidade rigoroso, num evento que espera receber cerca de 60 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

O Diário falou, ainda, com um dos expositores que já participa na Feira do Fumeiro há 13 anos. “Este é o maior certame da região e tem grande impacto na economia das empresas mais pequenas, que é o meu caso, e tomáramos nós que houvesse mais iniciativas destas durante o ano”, afirmou Nélson Preto, da empresa Grão a Grão, que tem vindo a acompanhar a evolução “bastante positiva” do certame, caraterizado pela sua “excelente organização”.

Para além do presidente do CCDRN, marcaram, também, presença na abertura oficial da 37ª Feira do Fumeiro o diretor Geral da Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, o diretor Geral da ASAE, Fernando Pereira, o presidente da Turismo Porto e Norte, Melchior Moreira, entre muitos presidentes de câmaras do distrito, presidentes de Junta do concelho de Vinhais, representantes da Assembleia de Freguesias e de diversas entidades civis, militares e religiosas.

De salientar, ainda, que amanhã, 11 de fevereiro, a Feira do Fumeiro de Vinhais irá receber a visita do Primeiro-Ministro. A chegada de António Costa está prevista para as 11h30, junto à entrada do Pavilhão Gourmet, seguindo-se uma visita pelos vários espaços que compõem o certame. Depois de terminada a visita, terá lugar uma breve intervenção do chefe do Governo no palco do pavilhão do fumeiro.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/37a-feira-do-fumeiro-vin...

 



PARTILHAR:

Duas detenções em Macedo por tráfico de droga em menos de 24 horas

Costa em Vila Real com agenda dedicada às empresas e à inovação