O programa da RTP1, Aqui Portugal, no sábado à tarde, jornadas técnicas do Castanheiro e de Apicultura, o Maior Assador de Castanhas do Mundo, entre outros atrativos e várias atividades, marcarão a edição de 2018 da Rural Castanea.

 

A edição deste ano da Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais irá decorrer como, de resto, já é habitual, no terceiro fim-de-semana do corrente mês, mais precisamente nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

A Câmara Municipal de Vinhais tem vindo a esforçar-se para que a qualidade do certame e o número de visitantes aumente de ano para ano e para atingir estes objetivos, defende, “é necessário uma organização criativa, ativa e inovadora”. 

Assim, a Festa da Castanha de Vinhais promete “muitas novidades e surpresas para agradar a todos os visitantes”, mas mais importante ainda, o município garante a qualidade do fruto que é o rei da primeira feira da castanha do ano.

Entre a gastronomia típica e a música tradicional, os destaques da edição de 2018 da Rural Castanea vão para o programa da RTP1, Aqui Portugal, no sábado à tarte, as jornadas técnicas do Castanheiro e de Apicultura, o Maior Assador de Castanhas do Mundo, os Concursos da Castanha, de Doçaria com Castanha, do Mel da Terra Fria Transmontana e da Cabra Preta de Montesinho, entre muitos outros atrativos e atividades.

O pavilhão agroalimentar ficará como, habitualmente, no Pavilhão Multiusos, onde será criado um espaço para um auditório que servirá para acolher as jornadas técnicas do Castanheiro e de Apicultura. Este evento contará, ainda, com a exposição de máquinas e alfaias agrícolas, bem como das famosas tasquinhas onde os visitantes poderão degustar os sabores únicos dos produtos vinhaenses, enquanto apreciam as várias atuações musicais. Já a exposição de raças autóctones terá lugar no patamar intermédio, junto à Praça de Touros de Vinhais. 

No sábado, a tarde será animada pelo programa da RTP1, Aqui Portugal. O executivo refere a este propósito que, “para além da animação do espaço, o programa televisivo servirá, também, para levar a Festa da Castanha de Vinhais a todos aqueles que não poderão marcar presença nesta edição”. Durante as sete horas de emissão, serão apresentados os principais momentos do certame, entrevistas e momentos musicais, bem como “o que de melhor existe no concelho de Vinhais, desde a gastronomia, às tradições e ao artesanato”, refere o executivo.

Numa organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Vinhais, a Rural Castanea tem vindo a assumir, desde 2006, ano da sua criação, um papel preponderante, de relevo, na economia e no turismo do concelho transmontano. 



PARTILHAR:

Projeto internacional ligado à deficiência junta 4 países em Bragança

Seminário diocesano de Vila Real pode acolher unidade hoteleira