O presidente e vereadores da câmara de Santa Marta de Penaguião entregam pessoalmente, a partir de sexta-feira, postais de Natal em 3.500 casas do concelho, uma iniciativa aproveitada para fazerem um levantamento dos problemas da população.

A viagem do presidente Luís Machado e dos vereadores pelos 41 lugares do município de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, começa na sexta-feira, feriado de 01 de dezembro, e prolonga-se até ao dia 22.

“Em termos de poder local acredito que este é o maior exemplo de proximidade e é também a melhor experiência que eu tenho enquanto autarca”, afirmou à agência Lusa Luís Machado, que repete a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo.

“Tem-se revelado extremamente importante esta visita porque permite resolver inúmeros pequenos problemas que afetam o dia-a-dia das pessoas”, frisou.

Ou seja, o executivo aproveita para fazer uma espécie de “caderno de encargos” dos “inúmeros pequenos problemas” que afetam a população deste município do distrito de Vila Real.

Depois, explicou, antes mesmo do Natal a câmara tentará dar resposta a estas questões, que podem ir desde o escoamento das águas pluviais, à falta de pressão de água nas torneiras, a lâmpadas fundidas ou torneiras avariadas, a buracos na estrada ou falta pontos de luz, ou ainda carência sentidas pelas pessoas a nível das habitações ou bens de primeira necessidade.

“A resolução destes problemas contribui para o bem-estar das pessoas”, salientou.

Ao mesmo tempo, o executivo ouve críticas o que, segundo Luís Machado, ajuda a “melhorar o desempenho”.

No ano passado, foi também feito um levantamento dos idosos que vivem isolados no concelho, o que permitiu garantir que “nenhum tenha passado o Natal sozinho”.

Uns foram encaminhados para a família e outros para instituições particulares de solidariedade social do concelho.

“O levantamento está feito, este ano vamos também garantir que ninguém passe a noite de consoada sozinho”, frisou.

Neste município inserido na Região Demarcada do Douro, a viticultura é a base da economia.

Precisamente para homenagear a viticultura, a Câmara de Santa Marta de Penaguião criou uma árvore de Natal formada por mais de 60 pipas, colocadas umas em cima das outras.

A festa natalícia neste concelho passa, ainda, pela “vila Natal” com brinquedos para os mais novos.



PARTILHAR:

Castelo e Queima do Mascareto: um casamento perfeito

Caso de violência doméstica origina apreensão de armas