Se hoje em Portugal é dia de eleições autárquicas, o mesmo acontece no Grão-Ducado do Luxemburgo, onde também vão eleitos os representantes do poder local. Aliás, perto de 11 mil eleitores inscritos nos cadernos eleitorais e 63 candidatos marcam a participação portuguesa nas eleições autárquicas do Luxemburgo, que se realizam hoje.

As eleições comunais (autárquicas) registam a maior participação cívica portuguesa de sempre, num universo de cerca de 80 mil portugueses que actualmente vivem no Luxemburgo.

Para estas eleições recensearam-se 10.662, tendo-se registado uma subida de 117 por cento relativamente ao último acto eleitoral, em 1999, quando apenas estavam inscritos 5.726.

Voto obrigatório

No Luxemburgo o voto é obrigatório e os estrangeiros, mesmo os naturais da União Europeia, não se podem candidatar aos mandatos de presidente do município ou de vereador. A lei eleitoral apenas permite que os imigrantes se candidatem ao cargo de conselheiro comunal.

Os 63 portugueses candidatos têm as mais variadas profissões, estão espalhados por todos os partidos e distribuídos um pouco por todo o país. No entanto é pouco provável que algum seja eleito, já que não foram colocados em lugares elegíveis.

Um português pode candidatar-se desde que viva no Luxemburgo há mais de dez anos, já o direito de voto pode ser exercido ao fim de e cinco anos de residências no país.

A comunidade portuguesa no Luxemburgo está estimada em cerca de 80 mil pessoas, representando 15 por cento da população do país, e debate-se sobretudo com problemas de insucesso escolar e, mais recentemente, com algum desemprego.



PARTILHAR:

Eleições no Luxemburgo

Albufeira de Fontelonga