Subordinado ao tema «Envelhecer com Saúde», decorreu entre os dias 20 e 22 de Maio, o XXVI Encontro Transmontano do Clínico Geral no Teatro Auditório Municipal de Alijó. A organização deste encontro foi repartida entre uma comissão científica composta por clínicos do Centro de Saúde de Alijó e o Centro de Saúde n.º 1 de Vila Real e reuniu cerca de 500 médicos nesta vila.

Estes encontros caracterizam-se por juntar médicos de clínica geral de várias zonas do país, num encontro onde são discutidos os mais recentes estudos e avanços científicos no diagnóstico e tratamento de doenças que afectam a população. Tratando-se de um encontro transmontano e reconhecendo que este território sofre de um envelhecimento populacional, a organização decidiu que o programa científico se debruçasse sobre o envelhecimento saudável desta franja populacional. Deste modo os oradores convidados orientaram as suas intervenções para problemas de saúde que afectam geralmente os idosos.

Também os laboratórios e farmacêuticas se fizeram representar neste encontro, apresentando resultados de investigações naquela área e na mais recente oferta de fármacos para o tratamento de doenças, assim como para a melhor forma de envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Durante os três dias do encontro também houve espaço para a confraternização e para o reencontro de velhas amizades, bem como para relembrar outras vivências, sempre em prol da melhor saúde para as populações locais, servidas pelos Centros de Saúde e pelo seu corpo clínico e administrativo.



PARTILHAR:

Grupo de Media

«Mudar mentalidades»