O Tribunal de Valpaços condenou hoje a 12 anos de prisão por homicídio qualificado na forma tentada o condutor reformado que, em Novembro de 2005, disparou contra um agente da Brigada de Trânsito.

O tribunal deu como provado que Sidónio Baptista, na altura com 65 anos, baleou um agente da Brigada de Trânsito (BT) no dia 9 de Novembro, em Valpaços, no interior do carro-patrulha, quando se encontrava parado num semáforo.

O arguido terá ainda que pagar uma indemnização de cerca de 13 mil euros à vítima, tendo-lhe sido imposta a proibição de conduzir durante um período de cinco meses.

O disparo aconteceu quando a patrulha estava a regressar ao posto da GNR de Chaves, depois de ter realizado uma acção de fiscalização em Valpaços.

O sexagenário tinha sido mandado parar pela patrulha e, depois de submetido a um teste de álcool, acusou uma taxa de 1,61 gramas de álcool por litro de sangue, sendo que o máximo permitido por lei é de 0,5 gramas.

Cerca de uma hora depois, Sidónio Baptista reencontrou os agentes da BT, que se encontravam parados num semáforo, e ter-lhes-á pedido para lhe retirar a autuação, disparando, então, contra o militar.

O sexagenário foi desarmado e capturado pelo segundo agente que estava no carro-patrulha.

O agente, na altura com 27 anos, foi atingido na parte inferior do maxilar esquerdo.



PARTILHAR:

Depende da vontade do Governo

Homicídio qualificado